Cesar Maia fala sobre 2014

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cesar MaiaRecentemente o ex-prefeito e futuro vereador do Rio de Janeiro, Cesar Maia, fez uma análise de como poderão ser as eleições para 2014 em nosso estado. Para ele o quadro poderá ser bem diferente de 2010, com um PT e PMDB separados (Pezão e Lindbergh são pré-candidatos fortes) e uma oposição se fortalecendo.

Ex-Blog: O que 2012 preparou para a política do Rio daqui para frente?
Cesar Maia: Costumo sempre, ao olhar para frente, primeiro dar uma olhada para trás. Paul Valéry tem uma frase muito boa para os dias de hoje, que se aplica bem: “Agora temos um novo futuro”. O ano terminou com o binário PMDB-PT enfraquecido no Rio e seus parceiros não abriram um novo vetor de força.

Ex-Blog: Mas como? O PMDB venceu disparado no primeiro turno, na Capital.
CM: Aliás, nenhuma novidade. Reeleição de governo que tem pelo menos uma avaliação sofrível é certeza. Vide Porto Alegre e Belo Horizonte. Até o Conde –sem mobilidade e sem comunicabilidade- abriu 10 pontos no primeiro turno e só perdeu o segundo na véspera da eleição.

Advertisement

Ex-Blog: Mas a oposição teve um resultado pífio.
CM: Do ponto de vista porcentual dela em si, é verdade. Mas meus cálculos partem dos enormes espaços abertos pelos que estão no poder para a oposição em 2014. A começar pelo dia seguinte da eleição, quando o PT e o PMDB anteciparam que tem candidatos a governador em 2014. Ou seja, se é assim, serão um casal na prefeitura da Capital dormindo em quartos separados. Não era assim durante 2012. É agora. E nós apresentamos nossos nomes da nova geração a milhões de pessoas. Semeadura…, certamente. Em SP isso não ocorreu.

Ex-Blog: O que 2014 trará de vantagem para a oposição?
CM: Primeiro, teremos uma eleição presidencial competitiva. Se em 2010 o PT levou um susto no início do segundo turno, imagine agora com a perda de controle do Congresso pela Presidenta, com a economia patinando e com as vísceras do PT expostas. Lula era Santo em 2010. Nestes dois anos ele foi desbeatificado. Um quadro diferente. A puxada competitiva da oposição em nível nacional alavancará as candidaturas dos governadores vinculados e, com isso, maiores bancadas federais. No Rio especialmente pela sua importância na eleição presidencial.

Ex-Blog: Quem será o candidato do DEM em 2014 a governador?
CM: Depende da bússola nacional. Qual será a nossa Meca? Confederar o DEM para 2014? Convergir organicamente com o PSDB, passando uma borracha em 2010? Ter candidato próprio para levantar a legenda e a bancada federal? Olhar para 2012 e avaliar novos vetores com ascensão nacional? Antecipar o inevitável processo de afunilamento partidário em longo prazo? Apostar na dispersão de 2012, em que o partido com mais votos proporcionais chegou a apenas 11% no Brasil? Nos próximos meses a bússola nacional nos estará orientando.

Ex-Blog: E sua participação?
CM: Meca continua a leste. Sendo minoria na câmara municipal tudo fica mais fácil. Minorias fazem política para fora dos parlamentos. Maiorias para dentro. O uso das redes ajuda muito a fazer política para fora. Em vez de emitir só dos escritórios que uso hoje, emitirei também do plenário da Câmara. E com mais…, estrutura. Em 2005 falavam de um prefeito virtual. De uns poucos anos para cá isso passou a ser um diferencial: quem não faz está fora do jogo. Serve para a política, para o jornalismo, para as relações pessoais, para as empresas, para o entretenimento…, para quase tudo. Como comecei na frente –primeiro blog de políticos do país- a experiência me facilita muito. E mais, algo que me motiva muito: sou assessor de política internacional da presidência do DEM/FLC, vice da IDC e da UPLA. Darei continuidade a este trabalho.

Ex-Blog: Uma mensagem de final de ano.
CM: Umas semanas atrás reli “Os sofrimentos do jovem Werther” de Goethe (1744) que abriu o ciclo do romantismo. Difícil destacar um só pensamento de suas cartas. Mas vai lá um: “Os tolos não veem que não é o lugar (posição) que importa. Aquele que ocupa o primeiro raramente desempenha o papel principal. E quem é então o primeiro? É aquele que possui poder ou astúcia suficientes para empregar todas as suas forças e paixões na execução de seus planos.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cesar Maia fala sobre 2014
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui