Cesgranrio faz seu II Festival Cultural

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bull e Bill
Bull e Bill - Divulgação

A Fundação Cesgranrio realiza o II Festival Cultural. Serão 8 dias de programação para toda família, que reunirá música, literatura, dança, teatro, oficinas, cinema, gastronomia e muita diversão. De 12 a 15 e 19 a 22 de setembro, os eventos ocuparão o Teatro Cesgranrio e os jardins da Fundação. Todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

A noite de abertura começa com a apresentação de música flamenca com Allyrio de Melo, seguido do concerto da Orquestra Sinfônica Cesgranrio, regida pelo maestro Eder Paolozzi, com a cantora Maria Gadu. No repertório, sucessos como “Shimbalaiê“, “Linda Rosa” e “Quando fui chuva“.

No dia 13, a banda Tuim fará um tributo a João Gilberto, com os grandes clássicos como “Chega de saudade”, “Garota de Ipanema”, “Corcovado”, “O pato”, entre outros. Amir Haddad comandará um ensaio aberto com textos de Nelson Rodrigues, que contará com a participação de nomes como Ney Latorraca, Zezé Polessa e Jônatas Faro.

O Coral dos Anjos e o Grupo de Teatro Novo ambos formados por portadores de necessidades especiais, abrem o terceiro dia do Festival. Em seguida, o Coral de Cegos Sidney Marzulo, mantido pela Fundação Cesgranrio, fará uma apresentação especial com um repertório do melhor da música brasileira. Para encerrar o sábado, apresentação e oficina com o grupo de tambores mineiros “Ingoma” e o espetáculo “Vou voltar”.

Advertisement

Já o domingo começa com “Som do horizonte”, show de tambores japoneses de Komyo e Wadan. Às 16h, o espetáculo “Uirapuru” será apresentado no jardim da Cesgranrio, pela Cia dos Mistérios e Novidades, formada por atores em pernas de pau, seguido de uma roda cultural interativa com o grupo Zanzar. Para fechar com chave de ouro, Laura Cardoso, Nathalia Timberg, Nicete Bruno, Rosamaria Murtinho e Suely Franco se reúnem para debater sobre teatro brasileiro e sobre o papel do ator, ontem e hoje. O bate-papo será mediado por Marcus Montenegro.

Para os amantes da sétima arte, debate sobre o futuro do audiovisual brasileiro com Vania Catani, Johnny Massaro, Vinícius Reis, Flavia Castro e mediação de Bianca Ramoneda, no dia 19 de setembro, seguido da apresentação do “O Filho do Homem”, primeiro longa produzido pela Fundação Cesgranrio, que entrou em circuito nacional, este ano. Na sexta-feira (20/09), uma aula especial de teatro musical com Mirna Rubim. Às 17h, show com o grupo Raízes Africanas e logo após, apresentação do espetáculo “Terra Brasilis”, com a o coral cênico Cesgranrio.

No sábado (21/09), a programação terá início com o Mundo Bita, que estreia seu novo espetáculo “Dentro do mundo lá fora”, no Teatro Cesgranrio. Em seguida, “Folclore, festas e mitos”, uma montagem com bonecos articulados, que contará com os principais personagens do folclore brasileiro como saci-pererê, curupira e lobisomen. Logo após, apresentação do espetáculo “Mistureba! – As cores do mundo”, produzido pelo Centro Cultural Cesgranrio, que fala sobre diversidade e tolerância. A peça “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para crianças” será apresentada em seguida. À tarde, mostra de cultura indígena com pajés, coral guarani, grupo de canto e dança pataxó e show da cantora We’e’ena. O dia chega ao fim com o show da dupla country de Bull e Bill. No repertório, “Cachimbo da paz”, “Vaca Margarida”, “Fivela de Ouro”, entre outros.

Para o domingo (22/09), último dia do festival, um varal de poesias no Teatro Cesgranrio. Nomes como David Junior, Leticia Colin, Paulo Betti, Eli Ferreira, Zezé Motta e Jônatas Faro declamarão poesias escritas pelo público presente. Liana Vasconcelos, bailarina clássica, e a Cia de Dança Passinho Brazil realizarão uma batalha de passinhos às 16h. O grupo Quasar apresenta o “Estou em silêncio”, espetáculo de dança contemporânea. A banda Celebrare, que comemora 25 anos, promete colocar o público para dançar, com sucessos como “Macho Man”, “I Say I Little Prayer”, “I Will Survive”, “Fio Maravilha”, entre outros.

A exposição “Eterna Tônia” estará em cartaz durante todo o festival. A mostra conta a vida da atriz Tônia Carreiro.

Curso gratuitos

Além das atrações, o Festival Cultural Cesgranrio vai oferecer cursos gratuitos. De 16 a 20 de setembro, o curso de produção teatral “Da ideia ao palco” será ministrado por Julio Augusto Zuca, de 9h às 13h. E nos dias 20, 21 e 22, o curso de roteiro “Diálogo: técnicas fundamentais” com Daniel Berlinsky, será de 10h30 às 12h. Inscrições através do site do festival.

Gastronomia

Na área gastronômica, foodtrucks Los Paleteros, Rock Burguer e Mela Mello. No menu, opções para todos os gostos, como hambúrgueres, onion rings, pasteis, coxinhas, batata frita, picolés e doces.

SERVIÇO:

Data: De 12 a 15/9 e 19 a 22/9
Endereço: Rua Santa Alexandrina, 1.011 – Rio Comprido
Telefone: 2103-9600
Mais informações: http://cultural.cesgranrio.org.br/festival-cultural-cesgranrio/
Entrada franca
O Teatro Cesgranrio tem capacidade para 266 pessoas, e por isso, haverá distribuição de senha uma hora antes do início de cada espetáculo.

Programação

Dia 12/09 (quinta):
17:30 (jardim): música flamenca com Allyrio de Mello
20:00 (teatro): Orquestra Cesgranrio com Maria Gadu

Dia 13/09 (sexta):
15:30 às 17:30 (teatro): Ensaio aberto com textos de Nelson Rodrigues com Amir Haddad, Ney Latorraca, Jônatas Faro e Zezé Polessa.
18:00 (jardim): show da Banda Tuim tributo a João Gilberto

Dia 14/09 (sábado):
16:00 (jardim): Coral dos Anjos e grupo Teatro Novo
17:30 (jardim): coral Sidney Marzulo (coral de cegos Cesgranrio)
18:15 (jardim): apresentação e oficina do grupo de tambores mineiros “Ingoma”
20:00 (teatro): Grupo Ponto de Partida com o espetáculo “Vou voltar”

Foto Georgia Cesgranrio faz seu II Festival Cultural
Foto: Georgia Branco

Dia 15/09 (domingo):
14:00 (teatro): show de tambores japoneses com grupo Komyo e Wadan com espetáculo “Sou do horizonte”
16:00 (jardim): cia Misterios e novidades apresenta espetáculo “Uirapuru” com pernas de pau
18:00 (jardim): roda cultural com o grupo Zanzar (apresentação interativa – vários ritmos)
19:30 (teatro): grande encontro de damas do teatro brasileiro para discutir como era o teatro antes e como está agora com Nathalia Timberg, Nicette Bruno, Laura Cardoso, Rosamaria Murtinho, Suely Franco com mediação de Marcus Montenegro

Dia 19/09 (quinta):
17:00 (teatro): debate sobre o futuro do audiovisual com Vania Catani, Johnny Massaro, Vinícius Reis, Flavia Castro e mediação de Bianca Ramoneda
19:30 (teatro): exibição do “Filho do Homem”

20/09 (sexta):
14:30 às 16:30 (teatro): master class de teatro musical com Mirna Rubin, maior preparadora para teatro musical do Brasil.
17:00 (jardim): show do grupo Razões Africanas
20:00 (teatro): novo espetáculo do coral cênico Cesgranrio “Terra Brasilis”

21/09 (sábado):
10:30 (teatro): Mundo Bita com o espetáculo “Dento do mundo lá fora”
12:00 (jardim): teatro e oficina de bonecos articulados com espetáculo “Folclore, festas e mitos”
14:00 (jardim): “Mistureba – as cores do mundo”
15:30 (jardim): “Luiz e Nazinha– Luiz Gonzaga para crianças”
17:00 (jardim): mostra da cultura indígena com coral guarani, grupo de canto e dança pataxó e show de cantora tikuna We’e’ena
20:00 (teatro): show da dupla Bull e Bill

22/09 (domingo):
14:00 (teatro): Varal de poesias – plateia pode pendurar suas poesias. Atores vão declamar poesias e plateia pode declamar as suas também. Com Paulo Betti, Zezé Motta, Jônatas Faro, Eli Ferreira e Leticia Colin.
16:00 (jardim): batalha bailarina Tainá e Passinho Brazil (clássico e passinho)
19:30 (teatro): dança contemporânea Quasar com espetáculo “Estou em silêncio”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cesgranrio faz seu II Festival Cultural
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Cesgranrio faz seu II Festival Cultural
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui