CET-Rio dá início à implantação de novas rotas cicloviárias em diversas áreas da cidade

Está previsto, para o fim do ano, que 54 estações estarão conectadas e implantadas no Centro do Rio e na Barra da Tijuca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Sacadura Cabral - Foto: CET-Rio

Alinhado ao Plano Estratégico da Cidade 2020-2024, a CET-Rio iniciou a implantação de novas rotas cicloviarias. A iniciativa prevê a conexão entre as estações de transportes público à malha cicloviária existente. Até 2024, as 266 estações de transportes de média e alta capacidade – metrô, trem, BRT, barcas e VLT – deverão ser alcançadas por uma infraestrutura cicloviária, potencializando o uso da bicicleta como modo de transporte, acrescendo cerca de 400 quilômetros à malha atual.

No final deste ano, 54 estações, que não possuem conexões atualmente, estarão conectadas e suas implantações já foram iniciadas no Centro e na Barra da Tijuca.

No Centro, está em andamento a implantação da rota entre a Central do Brasil e a Orla Conde, via Avenida Marechal Floriano e Visconde de Inhaúma, expandindo também para a área portuária pelas ruas Barão de Teffé e Camerino, onde já é grande o fluxo de ciclistas e de triciclos de carga para entrega de mercadorias e prestação de serviços.

Já na Barra, diversas rotas a partir da ciclovia da orla seguirão em direção à Avenida das Américas para as estações do BRT. Como exemplo, destaca-se a implantação já iniciada da ciclofaixa na Avenida Afonso Taunay, criando ligação com a estação do metrô Jardim Oceânico e o terminal de BRT, a partir da Avenida Lucio Costa. Desta forma, permite-se que as pessoas possam optar pelo uso da bicicleta na sua jornada diária de forma segura.

Advertisement

O desenho desta rota baseou-se na pesquisa feita em parceria com o ITDP e Transporte Ativo sobre o perfil e a quantidade de bicicletas que acessam o centro da cidade, realizada no segundo semestre de 2021. Neste estudo, ficou evidente os pontos de maior demanda, revelando a Rua Camerino como um dos principais pontos de acesso de ciclistas à região central, por exemplo.

O principal objetivo dessa iniciativa é permitir que as pessoas possam optar pelo uso da bicicleta na sua jornada diária de forma segura como principal modo de transporte ou associado ao transporte público.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CET-Rio dá início à implantação de novas rotas cicloviárias em diversas áreas da cidade
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia
    Gostaria de sugerir uma ciclo faixa pelas galerias do túnel Dois Irmãos.
    Muitos moradores da Rocinha fazem esse percurso arriscando suas vidas.
    Tudo bem q tem a ciclovia Tim Maia mas para quem trabalha pela Gávea ou Jardim Botânico, seria de grande benefício.

    • Jorge Daniel, não é a toa que é proibido andar de bicicleta ali no túnel. O ar que se respira ali dentro é lotado de monóxido de carbono e esse ar faz mal. Para bicicleta, o ideal é recuperar a Ciclovia Tim Maia ou colocar estações de metrô por lá.

  2. Pela ilustração da reportagem, observo implementação de ciclofaixas e não ciclovias dedicadas.
    A grande questão dessas ciclofaixas é o desrespeito de motoristas tanto particulares como de aplicativos e ainda de furgões/caminhões de entregas, que não só invadem como estacionam seus veículos.
    Tudo feito sem qq interferência de agentes públicos que deveriam reprimir vis orientação e possíveis multas. Uma vez ao reclamar de um caminhão sob a ciclovia, fui desrespeitado pelo agente da Guarda Municipal. E para piorar disse que eu não respeitava o fato do motorista em questão estar em jornada de trabalho e eu, estava a passeio de bike.
    Como serão elas (as ciclofaixas) respeitadas com motoristas e agentes com a mesma visão desrespeitosa em relação a bicicleta como meio de transporte?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui