A faixa reversível da Rua Jardim Botânico será reativada - Prefeitura do Rio

A partir da próxima segunda-feira (24/05), a Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio e da Guarda Municipal, vai reativar a pista reversível da Rua Jardim Botânico nos dia úteis, das 17h às 20h. Será oferecida uma faixa de circulação a mais para os veículos no sentido Gávea, aumentando a capacidade de escoamento do fluxo, que voltou a atingir os parâmetros verificados no período antes da pandemia.

Outra novidade será a ampliação do horário da faixa reversível da Avenida Niemeyer. Em função do crescente volume de veículos circulando no sentido Zona Sul, o horário será estendido em 30 minutos, passando a funcionar nos dias úteis das 6h30 às 10h30. O acréscimo de tempo permitirá maior escoamento no horário de maior demanda.

A sinalização dessas duas vias será revista. Serão instaladas ou alteradas as placas informando os horários e trechos de funcionamento das reversíveis, e os tempos dos semáforos serão ajustados para os novos cenários de circulação. Agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio vão atuar na montagem e desmontagem das operações e na orientação a motoristas e pedestres.

O trânsito na cidade é monitorado continuamente através de equipes em campo, câmeras, contagem de volume veicular e gráficos de filas. A soma de todas essas informações é fundamental para identificar a necessidade de adoção de medidas operacionais. Caso seja constatada a necessidade, outras faixas reversíveis poderão ser reativadas, desde que os parâmetros técnicos sejam atingidos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui