Céu na Terra faz 20 anos com exposição e espetáculo infantil no Parque das Ruínas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Há 20 anos incorporando em suas apresentações elementos ligados à cultura brasileira regados a música, dança e folguedos em seu repertório com composições próprias, o Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra comemora duas décadas de existência com uma exposição gratuita no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, bairro onde foi fundado, no próximo dia sete de julho (sábado). Fotografias, estudos e elementos cênicos ligados às atividades desenvolvidas pelo grupo que pesquisa a cultura popular brasileira contam um pouco de sua história. ”Céu na Terra 20 anos de Folias” apresenta o amplo leque de atuação e criação artística do Núcleo que conta com, além do tradicional bloco carioca, outras manifestações culturais como: ‘Pastoril ‘, ‘Cantoria de Reis’, ‘Autos e brincadeiras de Boi’, ‘Cortejo da Paixão’, ‘Viva São João’, além de sua ‘Orquestra Popular’.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no centro do Rio. Se você ainda não conhece, deveria conhecer. Passa no Paço.

O Céu na Terra é desde 1998 composto por mestres educadores, sociólogos, antropólogos, músicos, atores e artistas de um modo geral fazendo um mix de músicas e festividades que são relacionadas diretamente com a cultura popular brasileira. Para um dos fundadores do Núcleo, Péricles Monteiro, a arte popular desempenha um papel  fundamental na integração com nossa própria origem e a identificação de cada um com a sua comunidade. ”É através do canto, da dança, da caracterização típica, da música e da poesia que essas manifestações se estabelecem também no terreno do ‘sagrado’ ganhando uma dimensão pulsante no imaginário e no cotidiano da comunidade. Há 20 anos o trabalho de pesquisa, criação e apresentações buscam resgatar a identidade cultural e o fazer coletivo, bebendo da fonte dos saberes e da arte dos mestres da cultura popular”, enfatiza o músico.

Espetáculo infantil marca os festejos do 20º aniversário

Advertisement

Brinquedos 8 Céu na Terra faz 20 anos com exposição e espetáculo infantil no Parque das Ruínas

A abertura da exposição fica por conta de uma das mais tradicionais apresentações que compõe o repertório da trupe: ‘Brinquedos Cantados’. O espetáculo musical infantil interativo apresenta diversos ritmos, danças e brincadeiras da arte popular brasileira como Cacuriá, Côco, Ciranda, Galope, Toadas de Boi e outras sonoridades. Com sanfona, viola, flauta, baixo, vozes e percussões o grupo mescla música e interações performáticas com muitas cores, danças e bonecos a partir das 16h. O elenco conta com Jean Philippe Beissac (Voz e Percussão), Luizão Santos (Voz e flauta), Luzia de Mendonça (Voz e Percussão), Norma Nogueira (Acordeom), Pedro Paulo Autran (Viola), Péricles Neto (Percussão), Rita Gama (Voz e Percussão), Rodrigo Magno (Rabeca e Bandolim), Rodrigo Sebastian (Baixo) e Vânia Santa Roza (Voz e Percussão).

Bonde grande Copy Céu na Terra faz 20 anos com exposição e espetáculo infantil no Parque das Ruínas

O Centro Cultural Parque das Ruínas fica em Santa Teresa, na rua Murtinho Nobre, nº 169. O acervo fica disponível até o dia 26/07 e os horários de visitação são: de terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada franca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Céu na Terra faz 20 anos com exposição e espetáculo infantil no Parque das Ruínas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui