Chafariz da Glória é pintado pela ‘milésima’ vez após vandalismo

No ano passado, a Prefeitura do Rio anunciou um investimento de R$ 2,8 milhões para uma grande intervenção do monumento. Até agora, no entanto, nada foi feito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Após ser totalmente pichado por uma criminosa na madrugada da última quinta-feira (27/02), o Chafariz da Glória amanheceu de cara nova. A delinqüente tirou fotos, orgulhosa e sorridente, ao lado da depredação causada. Pela ‘milésima’ vez, equipes da Comlurb fizeram a limpeza e pintura do monumento, que recebeu uma nova caiação nesta madrugada. A construção do século XVII, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, é um dos marcos do bairro da Glória e, apesar de sua importância, sofre constantemente com vandalismo e depredação. Segundo moradores da Glória, não se passa uma semana sem que seja alvo de destruição seja por vândalos pichadores ou por cracudos.

5416255e 2e06 433b 9b5f edbbe63c5707 Chafariz da Glória é pintado pela ‘milésima’ vez após vandalismo
Foto: Reprodução

Localizado na Rua da Glória, já nas imediações com a Lapa, o chafariz é de responsabilidade da Cedae e frequentemente tem sua estrutura danificada, seja por pichações ou pelo furto de peças de bronze. No século XVIII, ele abastecia parte da Zona Sul da cidade, mas, hoje, parece servir mais como um alvo para vândalos.

No ano passado, a Prefeitura do Rio anunciou um investimento de R$ 2,8 milhões para a recuperação do monumento. O projeto, financiado por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Cedae (administradora da construção) e o Ministério Público Federal, previa a remoção de estruturas adicionadas ao longo dos anos, como edículas, lajes e paredes, para preservar os elementos originais da construção, além de espaços anexos destinados à cafés e bares — algo como uma concessão, com o objetivo de justamente diminuir o vandalismo. Até agora, no entanto, nada foi feito.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chafariz da Glória é pintado pela ‘milésima’ vez após vandalismo

5 COMENTÁRIOS

  1. Deve ter punição severa, expor publicamente essas pessoas que não tem civilidade, depois ficam cagando regras exigindo respeito… essa mulher deveria pagar pelo Material usado na Limpeza, o mínimo isso.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui