Chafariz da Urca é reinaugurado pela Prefeitura do Rio

Chafariz, localizado na Praça General Tibúrcio, estava desativado desde 2017; ele foi instalado no local na década de 40

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Chafariz da Urca, na Praça General Tibúrcio - Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Conservação, reinaugurou, na manhã deste domingo (30/05), o chafariz da Praça General Tibúrcio, na Urca, Zona Sul da capital fluminense. Ele estava desativado desde 2017.

A peça, vale ressaltar, instalada no local nos anos 40, foi projetada pelo arquiteto e paisagista Azevedo Neto, responsável pela criação de áreas de lazer importantes para os cariocas, como o Jardim de Alah e as praças Antero de Quental, Cardeal Arcoverde e General Osório.

”A Conservação é feita de grandes ações que melhoram a vida na cidade e garantem um bom transcorrer do dia a dia dos cariocas. Mas também é feita dos pequenos cuidados e daqueles detalhes que trazem mais beleza à nossa rotina diária”, afirmou a secretária Anna Laura Secco.

”Nossa missão é atuar de forma efetiva e eficiente nas ações de manutenção, sem esquecer de olhar para as belezas – sejam elas naturais ou em forma de monumentos e chafarizes – que tornam o nosso Rio de Janeiro tão especial”, complementou.

Advertisement

Anna Laura também ressaltou que o cuidado com o Rio deve ser uma preocupação de todos. ”É preciso que as pessoas se conscientizem e entendam que os monumentos e chafarizes, além de tornarem a cidade ainda mais bonita e serem um respiro na paisagem urbana, pertencem à população. A Prefeitura faz a sua parte, mas o cuidado deve ser responsabilidade de todos os cidadãos. Conservar os monumentos é resgatar a história da nossa cidade”, ressaltou.

51213962970 c7c155ab1b o Chafariz da Urca é reinaugurado pela Prefeitura do Rio
Secretária municipal de Conservação, Anna Laura Secco, com o chafariz ao fundo – Foto: Divulgação

Na reforma do chafariz, a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Secretaria Municipal de Conservação, contou com uma equipe especializada na manutenção de componentes hidráulicos e elétricos. Foram feitos os serviços de recuperação da casa de máquinas e de seu tampão, bem como a troca da tela de proteção; reconstrução de todo o comando elétrico; instalação e adequação da tubulação do jorro de água; conserto das bombas hidráulicas; pintura da borda do lago e limpeza do fundo; recuperação de tentos e calçadas. Para as melhorias feitas na praça, como a revitalização da iluminação do chafariz e de seu entorno, a Conservação teve o apoio da Comlurb e da RioLuz.

O chafariz da Praça General Tibúrcio segue a programação de funcionamento dos demais chafarizes da cidade: é ligado 3 vezes ao dia, das 08h às 10h, das 12h às 14h e das 16h às 18h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chafariz da Urca é reinaugurado pela Prefeitura do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui