Chafariz de Dom João VI é vandalizado

Uma grande pichação tomou conta do histórico monumento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Localizado na Rua do Riachuelo, centro da cidade do Rio de Janeiro, o Chafariz de Dom João VI apareceu vandalizado. O monumento fica próximo à Rua André Cavalcanti. Uma imensa pichação tomou conta do histórico monumento, com a sigla “ACAB” em letras garrafais, mesmas iniciais utilizadas pelo movimento anarquista de esquerda “All Cops are Bastards” (em tradução livre do inglês, “todos os policiais são bastardos”).

Restaurado em 2019, o Chafariz tem formato parietal e possuía quatro bicas. Na pedra, foi gravada a inscrição “O Rey Por Bem do seu Povo M.F.E.O Pela Polícia, 1817”. A sigla M.F.E.O quer dizer “mandado fazer e oferecido”.

O chafariz serviu durante anos aos moradores da região central da cidade. Ele também atendia ao tráfego de cocheiros e seus animais. As características originais foram alteradas com o tempo e só sobrou a parte central. Foram preservados, apenas, o tanque, as pilastras e a inscrição.

De acordo com a coluna Patrimônio Histórico, assinada por Leo Ladeira, em 1951, nasceu a idéia de se transferir o chafariz para o pátio do Museu Histórico Nacional. A Prefeitura do então Distrito Federal aprovou o projeto, mas a remoção jamais foi realizada.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chafariz de Dom João VI é vandalizado
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Completa falta de respeito com o patrimônio histórico. Podem não gostar do passado, mas a preservação da história não serve pra engrandecer feitos e sim para nos lembrar de onde viemos e de acertos e erros que cometemos. Infelizmente poucos pensam assim. Sobre a matéria, associar a sigla “A.C.A.B” unicamente a “movimento anarquista de esquerda” também reflete uma completa falta de entendimento ou pesquisa sobre o assunto.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui