O acriano Natalino dos Santos, que tem apenas 23 anos de idade, já viajou o mundo representando o Brasil como um símbolo da nossa culinária, tornando-se um chef premiado, sendo condecorado com a medalha Reconhecimento de Mérito Gastronômico da Associação Colombiana de Chefs. Nos dias 6 e 7 deste mês de abril, o desembarque do jovem será no Fazenda Culinária, restaurante do Museu do Amanhã.

Natalino teve uma vida difícil. Perdeu o pai cedo e teve de se virar nas ruas, como engraxate, quando era uma criança

No mesmo Fazenda Culinária acontece a exposição indígena “Almas Coletivas”. Natalino desenvolveu um menu para o fim de semana explorando os sabores da gastrônomia amazônica. De entrada, um ravioli de mandi ao molho de coco de ouricuri. O prato principal será um risoto de tapioca. Para a sobremesa: Açaí, mas em forma de mousse, acompanhada de biscoito da terra.

O Fazenda Culinária está sendo palco de uma exposição com objetos que traduzem a riqueza cultural dos povos originários do Brasil e das Américas. Batizada de “Almas Coletivas”, a exposição foi produzida pelo C.A.N.O.A. (Centro de Artes Nativas Originários das Américas), que funciona em Paraty.

Pao-do-Ouvidor
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

Foram eleitas algumas etnias para mostrar a diversidade étnica brasileira, cada qual com sua cultura, língua, estética e particularidades, com o objetivo de inspirar o público a conhecer mais e proteger esses povos. Os objetos feitos à mão por artesãos indígenas de todo país são cheios de significado, representando os saberes milenares destes povos que vivem e resistem para manter suas tradições. A manifestação artística de cada objeto traz uma expressão individual e também a representação do coletivo.

O Restaurante Fazenda Culinária tem uma ligação muito pertinente com a arte. Não somente por ser o restaurante do Museu do Amanhã, mas também por inspirar um conceito artístico em toda a sua estética, fazendo com que a sua decoração seja sempre uma exposição diferente a cada período. Em seu cardápio, o melhor da gastronomia moderna, sem abrir mão de receitas clássicas e com grande investimento no futuro da cozinha.

O restaurante e o café são comandados pelo chef Fabian Sasso. Nos pratos, ingredientes frescos, produzidos de forma sustentável, compõem receitas criativas e saborosas. Para os estudantes de gastronomia e jovens cozinheiros, o Fazenda promove a iniciativa Cozinheiros do Amanhã, oferecendo aprendizado prático. O curso oferecido tem três módulos, sendo o primeiro no restaurante Fazenda Culinária, o segundo na Fazenda Bananal, em Paraty, e o terceiro na Faculdade Integrada Hélio Alonso (FACHA).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui