Chef do Norte do Brasil desembarca em restaurante carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O acriano Natalino dos Santos, que tem apenas 23 anos de idade, já viajou o mundo representando o Brasil como um símbolo da nossa culinária, tornando-se um chef premiado, sendo condecorado com a medalha Reconhecimento de Mérito Gastronômico da Associação Colombiana de Chefs. Nos dias 6 e 7 deste mês de abril, o desembarque do jovem será no Fazenda Culinária, restaurante do Museu do Amanhã.

765 Chef do Norte do Brasil desembarca em restaurante carioca
Natalino teve uma vida difícil. Perdeu o pai cedo e teve de se virar nas ruas, como engraxate, quando era uma criança

No mesmo Fazenda Culinária acontece a exposição indígena “Almas Coletivas”. Natalino desenvolveu um menu para o fim de semana explorando os sabores da gastrônomia amazônica. De entrada, um ravioli de mandi ao molho de coco de ouricuri. O prato principal será um risoto de tapioca. Para a sobremesa: Açaí, mas em forma de mousse, acompanhada de biscoito da terra.

O Fazenda Culinária está sendo palco de uma exposição com objetos que traduzem a riqueza cultural dos povos originários do Brasil e das Américas. Batizada de “Almas Coletivas”, a exposição foi produzida pelo C.A.N.O.A. (Centro de Artes Nativas Originários das Américas), que funciona em Paraty.

Paco do Ouvidor Chef do Norte do Brasil desembarca em restaurante carioca
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Foram eleitas algumas etnias para mostrar a diversidade étnica brasileira, cada qual com sua cultura, língua, estética e particularidades, com o objetivo de inspirar o público a conhecer mais e proteger esses povos. Os objetos feitos à mão por artesãos indígenas de todo país são cheios de significado, representando os saberes milenares destes povos que vivem e resistem para manter suas tradições. A manifestação artística de cada objeto traz uma expressão individual e também a representação do coletivo.

Advertisement

O Restaurante Fazenda Culinária tem uma ligação muito pertinente com a arte. Não somente por ser o restaurante do Museu do Amanhã, mas também por inspirar um conceito artístico em toda a sua estética, fazendo com que a sua decoração seja sempre uma exposição diferente a cada período. Em seu cardápio, o melhor da gastronomia moderna, sem abrir mão de receitas clássicas e com grande investimento no futuro da cozinha.

O restaurante e o café são comandados pelo chef Fabian Sasso. Nos pratos, ingredientes frescos, produzidos de forma sustentável, compõem receitas criativas e saborosas. Para os estudantes de gastronomia e jovens cozinheiros, o Fazenda promove a iniciativa Cozinheiros do Amanhã, oferecendo aprendizado prático. O curso oferecido tem três módulos, sendo o primeiro no restaurante Fazenda Culinária, o segundo na Fazenda Bananal, em Paraty, e o terceiro na Faculdade Integrada Hélio Alonso (FACHA).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chef do Norte do Brasil desembarca em restaurante carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui