Diante dos quase 15 dias de ausência terrena do seu diletíssimo e leal irmão, Dom Antonio de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil; Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, veio a público para agradecer as manifestações de “pesar, afeto e solidariedade” recebidos por ele e a Família Imperial do Brasil.
As manifestações de solidariedade diante da irreparável perda vêm de todo o Brasil e do exterior. O Chefe da Casa Imperial agradeceu ainda às diversas Missas celebradas em Sufrágio da Alma de Dom Antonio, falecido no dia 8 de novembro, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após um período internado na Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, para tratar problemas respiratórios.
Em carta divulgada esta semana, Dom Bertrand se disse comovido com as homenagens prestadas ao seu valoroso e leal irmão, em reconhecimento à sua dedicação à “Fé, ao País e à Família”.
O Chefe da Casa Imperial do Brasil, apesar de enlutado, comunicou por meio do documento, que o seu sobrinho e imediato sucessor dinástico, o Príncipe Rafael de Orleans e Bragança, passa a ocupar o lugar do falecido pai, sendo intitulado Príncipe Imperial do Brasil. Dom Rafael desempenhará as suas funções tendo em seu horizonte o “elevado exemplo paterno”, segundo Dom Bertrand, que se coloca à disposição do dileto sobrinho para prestar-lhe suporte e orientação.
Na mensagem, Dom Bertrand de Orleans e Bragança mencionou ainda a sua afeição e apoio à sua cunhada, a Princesa Imperial Viúva do Brasil, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança. Na carta, o Chefe da Casa Imperial do Brasil citou também as suas duas queridas sobrinhas, as Princesas Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança, para as quais estará sempre à disposição como tio e orientador imperial.
Ao final do comunicado Dom Bertrand de Orleans e Bragança pediu, em oração, que Deus e a Virgem Santíssima abençoassem o Brasil:
“Rogo a Deus, Nosso Senhor, por intermédio de Nossa Senhora da Conceição, Rainha e Padroeira do Brasil, que abençoe nosso País, e nos guie rumo à realização da grandeza cristã e monárquica à qual fomos destinados pela Divina Providência”, finalizou o Chefe da Casa Imperial do Brasil.
Casa Imperial
A Casa Imperial (ou real, ou principesca) é uma instituição comum em todo país que no passado foi monarquia. Desde a Rússia, até Itália, Portugal, Alemanha e França, as famílias reais se organizam em torno de casas monárquicas, de forma a manter acesa a ideia da volta das monarquias, a exemplo do que ocorreu, por exemplo, na Espanha. Países que tiveram mais de uma família real, como a França, têm mais de uma Casa. Estas instituições gerem os movimentos monárquicos e por vezes a concessão de honrarias, brasões e títulos, sendo que aqui no Brasil a organização é contrária a esta prática ‘enquanto’ a monarquia não for o regime de governo do país.
Leia, a carta do Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança na íntegra: