Chico Alencar: A ressurreição de São Sebastião

Chico Alencar fala sobre São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Lavagem da estátua de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação/Prefeitura

São Sebastião do Rio de Janeiro tem duas datas de comemoração. A do padroeiro, 20 de janeiro, e a da fundação do povoado, em 1º de março. A cidade já é original por aí: confusão por excesso de celebração!

Na segunda metade do século XVI, o acampamento militar erguido ao pé do morro Cara de Cão redobrava o seu ânimo guerreiro com as visões de São Sebastião estimulando o combate. Na disputa colonial, o santo tomava partido contra os calvinistas franceses. E os nativos, donos originários da terra, entravam como “bucha de canhão”…

Nosso padroeiro – e de outros 48 municípios no Brasil – é imagem desta cidade violenta e bela, bárbara e amorosa. Cidade surpreendente como seu santo protetor, amarrado a uma árvore e supliciado com flechas, por ter se rebelado contra o Imperador Diocleciano, perseguidor dos cristãos. Martirizado mas não morto! O jovem soldado romano sobreviveu à tortura, curado por uma pobre mulher, Lucina. Sebastião ainda teve vida e coragem para denunciar o Imperador, sendo por isso morto a pauladas, em 20 de janeiro de 288, aos 38 anos.

São Sebastião do Rio de Janeiro é assim: resistente, insolente, sofrida e heróica. O carioca Chico Buarque define: “Rio de ladeiras/ civilização encruzilhada/ cada ribanceira é uma nação”. Metrópole das 600 favelas no coração dos 154 bairros formais. O “ilegal” dentro do legal. São os territórios esquecidos pelo Poder Público, pequenas “nações” onde há dor e solidariedade, alegria, sensualidade, fantasia. Morada de trabalhador@s, que tocam a cidade e têm direito à ela!

Advertisement

Antes de chegar à estação derradeira, podemos encontrar horizontes e possibilidades: a grande urbi entre morro e mar “ainda pode se salvar”, se controlar a ganância capitalista de apropriação do espaço, da mercantilização padronizadora de tudo. O Rio não será uma “cidade submersa” se ocupar sua gente na produção cultural, esportiva e de lazer. Nos muitos serviços, na informática, nas telecomunicões, na microeletrônica, na Educação, na pesquisa científica.

O Rio ressurgirá estimulando iniciativas cooperativadas, familiares, artesanais. Com governo servidor, controlado pela sociedade em crescente organização, com vizinhos de rua e bairro unidos na defesa dos equipamentos coletivos e dessa natureza inigualável.

Eis o nosso novo “sebastianismo”: recuperar o espaço urbano e natural, em harmonia com as pessoas de bem, sem preconceitos, que aqui vivem. São Sebastião do Rio de Janeiro, mesmo flechada, não morre. Ela é nossa e nela reside uma “aldiresca” (e, por isso, imortal) esperança equilibrista! Valei-nos, São Tião! Protegei nossas florestas, Oxóssi!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chico Alencar: A ressurreição de São Sebastião
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Concordo mas um pequeno detalhe o que fazer na urna se só temos políticos incompetentes e gananciosos como esses que estão a dirigir o município e o estado .

  2. Caro leitor, se você chegou até aqui depois de toda esta patacoada escrita pelo Sr. Alencar, saiba que o Rio de Janeiro chegou onde chegou após décadas e décadas governado por pessoas de matriz esquerdista e com ideário esquerdista. São pessoas antinegócios, anticapitalistas, que atravancam o desenvolvimento, gostam de impostos e que ficam repetindo igual papagaio a tal da “justiça social” sem dizer como fazer e como irá funcionar. No meio tempo, essa gente se mantém deputada, vereadora, governadora, etc…

    Na próxima eleição, eleja gente que dê suporte ao ordenamento urbano e ao desenvolvimento econômico privado: as únicas coisas que vão nos tirar da pobreza e do atoleiro. Pare de acreditar que a solução sairá do Palácio Guanabara, da ALERJ, da Câmara de Vereadores ou do Centro Administrativo São Sebastião.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui