Chico Alencar: Com esperança mudaremos este país

Vereador e colunista do DIÁRIO DO RIO opina sobre o atual momento político brasileiro e o ato pró-Lula ocorrido na Cinelândia na última quinta (07)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ato a favor de Lula na Cinelândia - Foto: Diário do Rio

A esperança é a possibilidade de que aquilo em que se crê ou se deseja vire realidade. A esperança requer uma certa perseverança: acreditar que algo é possível, mesmo quando há indicações do contrário.

As pessoas tendem a agarrar-se à esperança quando se encontram numa situação complicada. Nesses casos, a esperança ajuda a não desanimar, já que as coisas, no futuro, irão melhorar. Essa confiança age como estímulo e proporciona força para insistir e persistir em seguir adiante.

Foi o que aconteceu na quinta-feira (07), na Cinelândia, em pleno coração político do Rio, quando uma multidão se reuniu para um encontro com Lula, nosso pré-candidato a presidente da República. Em congraçamento, mesmo nesses tempos ásperos em que tudo dói, a praça lotada mostrou que a esperança se constrói e, com alegria e solidariedade, podemos sonhar com um país melhor, onde é possível:

  • TER segurança alimentar básica, sem o escândalo de 33 milhões de irmã(o)s passando fome;
  • CUIDAR dos nossos biomas, hoje devastados por essa autorização oficial para desmatar;
  • REPUDIAR o ódio e desprezo à vida vigentes, que matam pessoas com a certeza da impunidade;
  • GARANTIR o direito à moradia digna, sem 11 milhões de sem-teto;
  • IMPLEMENTAR mais educação e saúde públicas, combatendo o armamentismo, o negacionismo e a estupidez;
  • FAZER VALER o Estado Laico, único capaz de garantir o direito de crença – todas! – e de não crença;
  • DEFENDER nossa frágil democracia, ameaçada pelo golpismo descarado de Bolsonaro e seus generais subservientes;
  • ESCOLHER uma Política com ”P” maiúsculo, sem mutretas, chantagens, propinas, mentiras, hipocrisia.

A festa foi linda, apesar da tentativa truculenta e malsucedida de espalhar o medo com o lançamento de uma bomba de… excrementos.

Advertisement

Fica aqui registrado o alerta: é imperativo controlar esses desvairados que só têm como ”razões” podridão e violência. Essa gente neofascista se inspira na ditadura, de triste memória, quando setores da extrema direita fizeram atentados a bomba em bancas de jornais, OAB, Câmara de Vereadores do Rio e Riocentro, com o objetivo de impedir a abertura política.

À medida em que a data das eleições – 02 de outubro – se aproxima, os neofascistas podem radicalizar ainda mais. É necessário que os autores dos atentados de agora sejam rigorosamente punidos, para coibir a escalada agressiva e golpista.

Não passarão! Responderemos a esses ataques nojentos e abomináveis com mais gente esperançada, unida e organizada, como ocorreu na Cinelândia. Mais fortes são os poderes do povo!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chico Alencar: Com esperança mudaremos este país
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. Essa turma de sei lá PT, PSol, PCdoB, tudo galho do galho, não dá conta do Rio de Janeiro, e volta e meia, meia volta corre para Brasília. Não mudam nada. Anos, pós anos, é assim, só tetas de gabinete.
    Os impostos são pagos pelos que trabalham de verdade, os empreendedores.
    Sem Utopia, por favor.
    Idealismo não paga conta do aluguel, ou da prestação da casa, da luz, mercado, água, escola, saúde, e por aí vai.

  2. Gostaria de dizer que também sou otimista e por isso mesmo não vejo outra alternativa a não ser se tirar o governo atual e, a única possibilidade é com o ex-presidente Lula, ainda que recaiam sobre seu governo possíveis desvios, ele e só ele nos trará esperança de voltarmos a viver momentos felizes, realmente com segurança alimentar e acesso a moradia, principalmente para os mais desfavorecidos, educação e saúde públicas de verdade, recuperar nossos biomas tão agredidos, e sim repudiar o ódio, reduzindo drasticamente o uso de armas, para ver se ainda é possível se reverter a possibilidade de seguirmos os mesmos caminhos de tudo que aconteceu e permanece nos Estados Unidos. Não podemos chegar aquele ponto, esse é meu maior medo desta polarização (vide o acontecido no Rio Grande do Sul), o brasileiro sempre foi um povo dócil, prestativo e tremendamente engajado em ajudar o próximo.
    E/t. Hoje não temos, talvez possamos tê-lo mais a frente, uma terceira força capaz de chegar próxima aos dois que disputarão essas eleições. Acho que uns com a Simone Tebet, tem condições de se engajar ao futuro governo Lula, talvez como vice, para amanhã ser essa pessoa.

  3. Quem jogou o escremento e misturou com seu chefe supremo, o Nine? Foi a própria esquerda que quer criar um fato para culpar O …. .
    Chico é um verdadeiro esquerdista negacionista, estes sim o são.
    Foram mais de 15 anos de governo petista, outros 10 de governo que se dizia de centro-esquerda e não fizeram NADA, gastaram, desviaram, roubaram bilhões e bilhões e não fizeram NADA.
    NEGACIONISTA sim, porque negam que não fizeram o que acusam o “Bolsonaro” de não fazer e também negam até a morte que não arrombaram um país, roubaram e estupraram o povo durante todos esses anos fingindo que cuidavam da gente.
    Um diretor de 5°escalão da Petrobrás, o Barusco, devolveu e delação 100 milhões de reais roubados da empresa. Como um funcionário de 5° escalão rouba um valor assim e ninguém sabe, ninguém vê? Quanto mais roubaram além dos 50 bilhões provados.
    Nine foi condenado em três instâncias por colegiados diferentes, os NEGACIONISTAS negam, Nine não fez nada disso, quem fez foi esse sujeito desprezível que briga para abaixar o preço dos combustíveis porque a empresa pagou multa pelo dinheiro desviado para partidos políticos e governantes vermes por mais de 15 anos. Safados e pilantras, como arranjariam um “genocida” se tivessem construído hospitais no lugar de estádios, se governadores principalmente do nordeste, tivessem de verdade comprado respiradores com verba federal no lugar de malocar e dividir a verba recebida?
    Chico Alencar, fraco, frouxo, dissimulado e covarde, atue pelo bem, atue com dignidade pelo povo que vota em vocês e que seguem enganados com suas mentiras, com essa mania de perseguição e mania também de jogar a culpa nos outros pelos malfeitos sucessivos. Façam direito, vão perder o argumento da perseguição, mas atrairão eleitores, muitos além dos idiotas úteis que vocês acham que “eles” são.
    Meu voto não é seu nem de vocês, e pode ter certeza que o da grande maioria também não é.

  4. Sinceramente, não vejo as eleições para presidência com nenhuma esperança SE as pesquisas se confirmarem, pois manter o atual ou trazer de volta o ex nada mais é do que INSISTIR em erros, tanto administrativamente como moralmente. Como sou otimista, ainda tenho esperança que o eleitor quebre o encantamento até as eleições e escolha melhor seus candidatos, pois depois de eleitos, AMBOS governarão em benefício próprio e dos papagaios de pirata que os acompanham.

  5. A alternância de poder é muito saudável. O PT já exerceu o governo majoritário e toca vários outros tributários, estaduais e municipais. E todos os pontos de expectativa citados acima são corretos e é o que a sociedade brasileira, sem olhar cor, credo, raça ou genero precisam e merecem. Mas o deputado só olha para as possibilidades, não para o momento, seja o atual que está pessimo, como o passado presente que nos assombra e pune. A administração PT olha pelo social mas o grupo político que executa também o faz ou o comportamento geral é o da sangria de recursos de empresas publicas e governos, que por mais que escondam, os valores recuperados no exterior derivados disso não mentem. A falta de execução de obras lá atrás hoje pune o cidadão. Para que olhemos para um futuro com essa corrente política, ela deve purgar os erros do passo, doa a que doer, e quem fizer vista grossa para o que aconteceu não poderá se arrepender da escolha. Portanto, não adianta apenas se preocupar com o mau cheiro no evento, mas sim do mau cheiro que ainda sentimos dos erros cometidos dos gestores sem responsabilidade. O problema de hoje tem origem dos erros lá atrás e não só de 13 anos PT, mas com certeza, os impactos recentes que geram os piores resultados.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui