China avalia recomendar terceira dose da Coronavac

País asiático admitiu baixa eficácia do medicamento e não descartou a possibilidade de produzir vacinas híbridas para enfrentar a doença

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução

Quem tomou as duas doses da Coronavac e acredita e star totalmente imunizado contra a Covid-19 pode ter uma surpresa desagradável. É que a China, desenvolvedora do imunizante, admitiu que a eficácia da vacina não é alta.

A nova informação pode causar um efeito direto na campanha de vacinação brasileira e, consequentemente carioca, uma vez que boa parte da operação está baseada na quantidade de doses da Coronavac.

A vacina chinesa é o principal medicamento em uso contra o Coronavírus no país. No primeiro mês de aplicação dos imunizantes, 7 em cada 10 vacinados receberam o imunizante produzido pelo Instituto Butantan. Uma terceira dose poderia influenciar diretamente no número já escasso do medicamento em terras tupiquiniquins.

Segundo o portal Antagonista, autoridades chinesas estão estudando recomendar uma terceira dose da Coronavac, devido à baixa taxa de imunização que a vacina chinesa estaria causando.

Advertisement

O imunologista Gao Fu, que dirige o CDC, disse que talvez seja preciso misturar doses de diferentes vacinas, ou então aplicar uma terceira dose.

A China não descarta ainda misturar vacinas contra Covid-19 para ter maior proteção contra a doença. A informação foi dada neste sábado (10/04) pelo chefe do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) do país, Gao Fu.

No RJ, 20,78% das pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina não retornaram para 2ª

Mais de 20% da população fluminense que recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19 não compareceu para ser imunizada na segunda etapa da vacinação. Com mais de 1 milhão e meio de pessoas vacinadas, o estado do Rio de Janeiro ocupa a 5ª colocação entre os mais tiveram abstenções, ficando atrás apenas do Amazonas (31,31%), Roraima (26,12%), Sergipe (22,97%) e Acre (21,11%). O número alarmante pode impactar no efeito do medicamento, alertam especialistas.

Os dados compilados pelo jornal Folha de S.Paulo levaram em consideração apenas a aplicação da Coronavac (principal vacina em uso no Brasil), uma vez que o intervalo entre doses do imunizante de Oxford/Astrazeneca é de 90 dias, as taxas de abandono dessa vacina, portanto, só podem ser calculadas a partir do final deste mês, mas certamente teremos um aumento no percentual de “esquecidos“. Os números foram extraídos do DataSUS, sistema de informações do Ministério da Saúde.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp China avalia recomendar terceira dose da Coronavac
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui