Chove mais nos finais de semana. Mito ou verdade?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

 

Calçadão Sofrido por Andréa Farias Último domingo o sol resolveu aparecer e dar o ar da graça em terras cariocas. Ainda está tímido, entre nuvens, hora pode-se ver também o céu azul, ora as nuvens insistem em encobrir os raios do astro rei, que no Rio, tem status de majestade.

 

Advertisement

Os súditos cariocas, eternos seguidores do sol, já há tempo sentem a sua falta. E tomara que seja um prenúncio que a passagem de ano seja sem chuva, e tenhamos um belo espetáculo de fogos.

 

Mas o carioca que não gosta de chuva e frio, tem o hábito, de qualquer chuvisco ou vento frio por para fora dos armários o casaco ou alguma peça de frio. De mesa em mesa, de bar em bar, de quiosque em quiosque, e na praia, o comentário que se ouve é que parece que tem chovido mais nos finais de semana.

 

Isso não sei se é tão verdade, mas nos últimos dois anos, parece que quem controla o tempo tem estado meio em greve e por coincidência ou não, tem chovido mais nos finais de semana. Para não dizer na semana inteira neste semestre que se encerra. Já fizemos até um post sobre isso semana passada.

 

Segundo o Sistema Alerta-Rio, tem chovido um pouco mais nos finais de semana e feriados. Será que o mito será provado?

 

As chuvas são atribuídas à frente frias constantes. Que podem provocar finais de semanas seguidos de chuva, jogando uma água gelada na querida praia do carioca. Pior é quando faz um dia lindo de sol, e a água do mar está congelando. Obra de alguma corrente marinha, certamente.

 

Para este sistema, o comportamento das últimas estações, realmente poderia confirmar por ora um aumento nas chuvas nos finais de semana realmente. Parece que confirma-se a crendice ou mito carioca.

 

Fica aqui o espaço para nosso leitor que também é um especialista em meteorologia deixar seu comentário neste post. Será que realmente tem chovido mais nos finais de semana no Rio?

Calçadão Solidão por Andréa Farias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chove mais nos finais de semana. Mito ou verdade?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui