Chuva atinge diversos pontos do Rio que entra em estágio de mobilização

Tendência para as próximas horas é de chuva moderada em toda cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Imagem meramente ilustrativa de dia chuvoso no Rio de Janeiro - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

A previsão da chegada de uma frente fria que traria chuva e ventania se confirmou e o Rio de Janeiro já enfrenta o mau tempo nesta sexta-feira (29/07).

Segundo o Alerta Rio, sistema meteorológico da prefeitura, núcleos de chuva seguem com rápido deslocamento em direção ao Centro e zonas Norte e Sul. Previsão de chuva fraca a moderada para a próxima hora, podendo ser pontualmente forte em 15min.

O Rio entrou em Estágio de Mobilização às 12h40 desta sexta-feira (29/07) devido aos registros de ventos fortes na última hora em várias áreas da cidade, com tendência de intensificação.

Há condições para ocorrência de rajadas de ventos muito fortes a partir desta tarde. Para as próximas três horas, a previsão é de chuva moderada.  

Para evitar acidentes, o Centro de Operações Rio (COR) recomenda que a população não busque abrigo sob árvores ou coberturas metálicas. Também deve-se evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão, postes, placas de propaganda e árvores, devido ao risco de queda. O COR alerta ainda que, caso haja queda de árvores, deve-se atentar para o risco de choque elétrico, já que há a possibilidade do rompimento da rede de energia.

As orientações de segurança, elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros do RJ, incluem ainda que a prática de esportes ao ar livre, principalmente no mar, deve ser evitada. Também não é indicado ficar próximo a encostas, lugares altos sem proteção, mirantes e precipícios.

Os que estiverem em suas casas também devem tomar cuidados para evitar acidentes. Uma das recomendações é fechar persianas e cortinas para que estilhaços não se espalhem, caso alguma janela quebre. Também é importante fechar o registro do gás e, se faltar luz, deve-se evitar o uso de velas e, caso não haja outra alternativa viável, é importante estar atento para evitar o risco de incêndios.

Entenda a intensidade dos ventos

– Vento fraco (até 18,5 km/h) = move folhas nas árvores;

– Vento moderado (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h) = levanta poeira e pequenos papéis, move galhos de árvores e o guarda-chuva começa a ser usado com dificuldade;

– Vento forte (entre 52 km/h e 76 km/h) = capaz de balançar grandes árvores e quebrar galhos;

– Vento muito forte (acima de 76 km/h) = impossível andar contra o vento; pode derrubar árvores e causar danos em residência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui