Chuva atinge diversos pontos do Rio que entra em estágio de mobilização

Tendência para as próximas horas é de chuva moderada em toda cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de dia chuvoso no Rio de Janeiro - Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

A previsão da chegada de uma frente fria que traria chuva e ventania se confirmou e o Rio de Janeiro já enfrenta o mau tempo nesta sexta-feira (29/07).

Segundo o Alerta Rio, sistema meteorológico da prefeitura, núcleos de chuva seguem com rápido deslocamento em direção ao Centro e zonas Norte e Sul. Previsão de chuva fraca a moderada para a próxima hora, podendo ser pontualmente forte em 15min.

O Rio entrou em Estágio de Mobilização às 12h40 desta sexta-feira (29/07) devido aos registros de ventos fortes na última hora em várias áreas da cidade, com tendência de intensificação.

Há condições para ocorrência de rajadas de ventos muito fortes a partir desta tarde. Para as próximas três horas, a previsão é de chuva moderada.  

Advertisement

Para evitar acidentes, o Centro de Operações Rio (COR) recomenda que a população não busque abrigo sob árvores ou coberturas metálicas. Também deve-se evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão, postes, placas de propaganda e árvores, devido ao risco de queda. O COR alerta ainda que, caso haja queda de árvores, deve-se atentar para o risco de choque elétrico, já que há a possibilidade do rompimento da rede de energia.

As orientações de segurança, elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros do RJ, incluem ainda que a prática de esportes ao ar livre, principalmente no mar, deve ser evitada. Também não é indicado ficar próximo a encostas, lugares altos sem proteção, mirantes e precipícios.

Os que estiverem em suas casas também devem tomar cuidados para evitar acidentes. Uma das recomendações é fechar persianas e cortinas para que estilhaços não se espalhem, caso alguma janela quebre. Também é importante fechar o registro do gás e, se faltar luz, deve-se evitar o uso de velas e, caso não haja outra alternativa viável, é importante estar atento para evitar o risco de incêndios.

Entenda a intensidade dos ventos

– Vento fraco (até 18,5 km/h) = move folhas nas árvores;

– Vento moderado (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h) = levanta poeira e pequenos papéis, move galhos de árvores e o guarda-chuva começa a ser usado com dificuldade;

– Vento forte (entre 52 km/h e 76 km/h) = capaz de balançar grandes árvores e quebrar galhos;

– Vento muito forte (acima de 76 km/h) = impossível andar contra o vento; pode derrubar árvores e causar danos em residência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chuva atinge diversos pontos do Rio que entra em estágio de mobilização
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui