Cidade das Artes terá Festival Cultural da Dinamarca em Novembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Cidade das Artes vai receber a 1ª edição do DANSK BR – Festival Multicultural da Dinamarca, entre os dias 9 e 11 de novembro. A iniciativa comemora os 10 anos de atuação no Brasil do Instituto Cultural da Dinamarca. A programação inclui shows, concertos, mostra de cinema, espetáculos de dança, oficinas, debates e experiências gastronômicas. O grupo BaianaSystem, o DJ Rumpistol, o artista digital Muti Randolph e o chef de cozinha Simon Lau são alguns destaques de um fim de semana repleto de atrações nacionais e internacionais. O Evento conta com programação gratuita e algumas pagas.



Um dos destaques do evento será a comemoração dos 30 anos do clássico A Festa de Babette, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1988, com banquete de culinária, música, literatura e cinema dinamarquês. Em duas noites, o premiado chef dinamarquês Simon Lau recriará o famoso banquete para 150 comensais. O grupo Scenatet apresentará a suíte central da trilha sonora do filme. Durante o jantar haverá leitura de trechos do livro que deu origem ao roteiro.

CINEKLAP – Mostra de cinema dinamarquês

Com curadoria de Tatiana Groff, principal referência de cinema nórdico no Brasil, será exibida a Mostra de Cinema Dinamarquês. Serão exibidos quatro títulos: Big Time (acompanha a vida do arquiteto Bjarke Ingels ao longo de seis anos); Um Homem em Derrocada (após trágico acidente o reconhecido artista plástico Per Kirkeby perde a capacidade de ver as cores); Olafur Eliasson- Espaço É Processo (o filme acompanha o processo criativo de suas grande instalações) e Design Para A Vida (narra a trajetória do designer Borge Mogensen, que é um dos maiores nomes da estética escandinava).

Advertisement

Durante o fim de semana, o público poderá vivenciar boa parte da cultura do país nórdico presente no Brasil e será montado o Hygge Lounge – um ambiente aconchegante ao modo dinamarquês, aonde será oferecido cervejas artesanais, cafés e comidinhas típicas dinamarquesas preparadas pela chef Kamille Plon Santos.

Neste mesmo espaço acontecerá o “Mapping Challenge”, onde 10 trabalhos serão previamente selecionados para uma competição criativa de arte digital. Com curadoria do carioca Muti Randolph, VJs, artistas visuais, designers, djs e produtores mostrarão seus trabalhos de mapping projetados nas grandes superfícies da Esplanada, trazendo uma outra dimensão de vida e expressividade à obra do arquiteto Jean Nouvel.“As qualidades que serão julgadas passam pela relação com a arquitetura, a qualidade técnica entre áudio e video, originalidade e conceito. O melhor trabalho será premiado com uma residência artística na Dinamarca a ser realizada em 2019.

Entre os destaques:

BaianaSystem – Participação do músico dinamarquês Rumpistol
Um dos nomes mais badalados da música brasileira no momento, aqui e no exterior. A banda capitaneada por Roberto Barreto e Russo Passapusso, mistura o sound system jamaicano com a guitarra baiana, transitando entre os ritmos samba-reggae e ijexá. O grupo também mistura outros gêneros afrolatinos como MPB, frevo, afrobeat, reggae, cumbia e pagode baiano. Por se tratar de um sistema de som, a configuração do grupo pode variar de acordo com a apresentação. No show vão mostrar a nova colaboração com o produtor dinamarquês Rumpistol, que adicionará uma dimensão extra ao seu poderoso show.

Rumpistol – DJ e produtor dinamarquês
Um dos grandes nomes da música eletrônica da Dinamarca.
Rum significa espaço, sala ou reverb em dinamarquês. Desde 2003, Jens B. Christiansen produz música eletrônica desafiadora e melódica sob o nome artístico Rumpistol, até agora resultando em seis álbuns, três EPs e muitos remixes de artistas como Efterklang, System, Indians & Blue Foundation. Rumpistol desenvolveu seu som pessoal cheio de detalhes ,explorando gêneros musicais em festivais e casa noturnas em toda a Europa, América do Norte, México, China, Rússia, e no Brasil. Em 2015, foi atração principal na abertura do Festival Multiplicidade no Planetário do Rio de Janeiro, onde colaborou com o artista digital Muti Randolph. Essa parceria cresceu quando a música do Rumpistol virou trilha sonora do show multimídia de Muti na ceremônia de abertura dos Jogos Paralímpicos no Rio 2016. Eles se reencontram no Dansk!!BR para uma nova performance e com participação também no show do BaianaSystem.

Muti Randolph – Artista digital brasileiro
Um dos maiores nomes da arte digital brasileira. Convidou o produtor/DJ dinamarquês Rumpistol para compor a trilha sonora do seu grande show multimídia na abertura dos Jogos Paralímpicos no Rio 2016. A dupla se reencontrará no festival para uma apresentação inédita e utilizarão parte da estrutura da Cidade das Artes como suporte para projeções e mapping.

CRASH! – Uma colisão em dança
Crash! é um espetáculo poético e humorístico de dança contemporânea coreografado pela dinamarquesa Stephanie Thomasen. No palco, sete dançarinos dinamarqueses e brasileiros abordam através de linguagens de movimento, questões relativas às trocas culturais, compreensão mútua e colisão entre eles. A companhia vai promover workshops de dança e debates. “Iremos adaptar o espetáculo Crash para o festival Dansk!!BR no Brasil, porque toda vez que apresentamos nós elaboramos um novo formato. Mas não importa como e o quanto ele mude, pois tenho certeza que estaremos todos de corpo e alma no palco e quem for nos assistir, irá se surpreender”, observa Vitor Hamamoto um dos bailarinos brasileiros.

ANDREAS BORREGAARD – Estreia do projeto Orelhão de música experimental com solista de acordeão e com quarteto de cordas
Andreas é reconhecido como um dos jovens acordeonistas mais empolgantes do mundo.
No festival Dansk!!BR e pela primeira vez no Brasil, ele apresentará obras de alguns dos maiores compositores dinamarqueses, compostas especialmente para ele. Numa apresentação solo e outra junto com o Quarteto Camargo Guarnieri (SP), apresentará “Dancers & Disappearance”, a nova obra criada para ele por Bent Sørensen – ganhador do Grawemeyer Award 2018 – o maior prêmio de composição do mundo. “ A forma como o acordeão é usado na música contermporânea dinamarquesa é bem diferente do modo como é usado na música regional brasileira. Mas independente disso eu prefiro pensar que o público pretende se concentrar na música e não somente num instrumento”, ressalta o músico.

DJ MAM – Conexão Copacabana/Copenhague
Além de animar grandes eventos brasileiros, como o Reveillon na Praia de Copacabana, e dirigir seu próprio selo (e festival) Sotaque Carregado, o produtor carioca colabora com artistas dinamarqueses como Kenneth Bager e Pharfar desde 2014, e integrou o line-up do Roskilde – um dos maiores festivais da Europa. No festival, MAM apresentará um novo trabalho influenciado por sua relação com a Dinamarca já lançado em singles como “Samba’n Ragga” e “Bum Bum vai balançar”, que integrarão seu próximo álbum, Sotaque Carregado Europa, que será lançado dia 8 de dezembro em Copenhague. “Feliz em protagonizar esse intercâmbio recebendo artistas dinamarqueses e levando a nossa cultura para os seus principais palcos. Navegaremos sob as bençãos de nossa Iemanjá Carioca e da Pequena Sereia deles”.

ATIVIDADES

BrincaCidade – É um movimento comprometido com uma cidade educadora, viva e que prioriza a infância. Entendendo a educação também para além da escola, nos espaços, nos encontros e nas relações. “Compreendemos a educação como uma responsabilidade coletiva, que passa por cada indivíduo e também pelos poderes públicos e esferas privadas”, explica Carolina Hornos.

De forma bem alinhada com conceitos centrais da pedagogia dinamarquesa, as atividades valorizam a infância, a família, o livre brincar, a aprendizagem e a conexão com os espaços públicos da cidade. Entre as atividades planejadas estão: Piquiniques, brincadeiras e oficinas.

Oficina Live Art – O projeto Live Art existe desde 2004, e de lá pra cá foram realizados 13 grandes festivais internacionais e outros eventos direcionados às crianças e suas famílias.

Em formato de oficina o coreógrafo e performer dinamarquês Henrik Vestergaard vai conversar com crianças e adultos sobre as obras de arte de diferentes artistas. Será possível, por exemplo, fazer experimentos de performance da Yoko Ono para os participantes performarem em seguida.

A oficina é aberta para todas as idades.

Virak Revy – O “Virak Revy” é um espetáculo composto por várias performances de música, dança, teatro e palavras para toda a família. Os atos e/ou performances, são escritos por artistas famosos como por ex. Yoko Ono, Marcel Duchamp e o dinamarquês Eric Andersen. No Festival DANSK!!BR o Henrik Vestergaard vai conduzir o espetáculo junto ao público e mostrar algumas performances ensaiados com as crianças e as famílias na Oficina Live Art.

O espetáculo é aberto para todas as idades e tem participação do público.

PROGRAMAÇÃO (GERAL)

SEXTA-FEIRA DIA 9
18H – Abertura do Hygge Lounge (Esplanada)
20H – Concerto Festa de Babette (Estreia do projeto Orelhão noTeatro de Câmara)
21H – Jantar – Festa de Babette (Restaurante)
21H – Espetáculo CRASH! (Sala Eletroacústica)
22H – SHOWS – Abertura dos portões do Palco Principal
23H – DJ MAM e convidado dinamarquês
0H30 – Baiana System
2H – Rumpistol
3H – Encerramento

SÁBADO DIA 10
10H – Abertura do Hygge Lounge (Esplanada)
10H – Oficina Live Art para crianças e adultos
11H – CINEKLAP: Big Time (Teatro de Câmara)
14H – CINEKLAP: Design para a vida (Teatro de Câmara)
14H – Oficina Live Art para crianças e adultos
15H – Oficina de Dança – CRASH! (Sala Eletroacústica)
16H – Artist Talk –Rumpistol (Sala de Ensaio III)
18H – Espetáculo CRASH! (Sala Eletroacústica)
19H – Concerto Festa de Babette (Teatro de Câmara)
20H – Jantar Festa de Babette (Restaurante)
20H – Concerto Andreas Borregaard solo (Estreia do projeto Orelhão no Teatro de Câmara)
21H – DJ Rumpistol e o designer Muti Randolph ( Hygge Lounge)
22H – Mapping Challenge (Hygge Lounge)
23H – Encerramento das atividades

DOMINGO DIA 11
10H – Abertura do Hygge Lounge (Esplanada)
10H– Picnic com BrincaCidade (Bosque)
11H – Espetáculo Virak Revy
11H – CINEKLAP: Um Homem em Derrocada (Teatro de Câmara)
14H – CINEKLAP: Olafur Eliasson – Espaço é processo (Teatro de Câmara)
14H – Oficina de Dança – CRASH! (Sala Eletroacústica)
17H – Espetáculo CRASH (Sala Eletroacústica)
18H30 – Concerto Andreas Borregard com Quarteto Camargo Guarnieri (Estreia do projeto Orelhão no Teatro de Câmera)
22H – Encerramento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cidade das Artes terá Festival Cultural da Dinamarca em Novembro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Cidade das Artes terá Festival Cultural da Dinamarca em Novembro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui