Cidade Integrada: Complexo Esportivo, Casas do Trabalhador e Centros de Juventude são inaugurados

Equipamentos foram entregues em Manguinhos e no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila já abriu as portas para as aulas de hidroginástica (Foto: Rogério Santana)

O Governo do Estado inaugurou, neste sábado (14/5), uma série de projetos e equipamentos do programa Cidade Integrada em Manguinhos e no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. No Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, que passou por reformas em toda a estrutura, foram entregues as obras da piscina e da quadra poliesportiva. Os moradores também ganharam duas Casas do Trabalhador, um Complexo Esportivo e dois Centros de Referência da Juventude (CRJs). Essa é a primeira fase de entregas do Cidade Integrada nas comunidades.


“O Cidade Integrada é um programa de transformação da vida das pessoas. Foi criado para levar serviços e ações que façam diferença para a população local, gerando desenvolvimento econômico e social. Todas as entregas de hoje têm essa missão. A piscina e a quadra do colégio são símbolos do resgate que estamos fazendo nas comunidades. A partir de agora, os espaços são comunitários, e todos poderão realizar atividades na escola, aberta de domingo a domingo
“, anunciou o governador Cláudio Castro.

Durante a entrega dos equipamentos do colégio estadual, foram realizadas atividades esportivas, apresentação da banda musical da escola e oficinas de grafite. Três mil pessoas estão inscritas nas atividades oferecidas na escola. Neste sábado, o colégio já abriu as portas para as aulas de hidroginástica. E, aos 62 anos, Kátia das Pratas, mobilizou um grupo de 10 amigas, todas moradoras das comunidades, para aproveitar a nova piscina.

Estamos muito empolgadas. Essa aula vai nos fazer bem para o corpo e a mente. É uma atividade que precisávamos aqui em Manguinhos e no Jacarezinho. É qualidade de vida“, contou Kátia.

Estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, Vitoria de Oliveira, de 17 anos, está empolgada com as melhorias que a escola recebeu após a chegada do Cidade Integrada.

Todos os alunos estão muito felizes. Estudo desde o 1º ano aqui e hoje sinto que estou num novo colégio. A energia é outra. Além das aulas, temos uma série de atividades extras”, disse.

Casas do Trabalhador e CRJs

As Casas do Trabalhador vão ampliar a oferta de trabalho, emprego e geração de renda para os moradores das duas comunidades. No local, serão oferecidos cursos de qualificação profissional, além de formação e preparação de candidatos para vagas de emprego.

Durante a inauguração do espaço de Manguinhos – onde funcionará também um posto do Sine -, uma unidade móvel atendeu os moradores. Foram oferecidos serviços de intermediação de mão de obra, solicitação de seguro-desemprego, orientação sobre carteira de trabalho digital e cadastro no aplicativo Mais Trabalho RJ.

Os CRJs, coordenados pela Secretaria de Ação Comunitária e Juventude, vão atender 2 mil jovens até o fim deste ano. Em Manguinhos, o centro conta com 480 vagas para cursos de barbeiro, sobrancelha e maquiagem, reforço escolar, balé, caratê, jiu-jitsu, capoeira, futebol, jazz, entre outros. Além destas atividades, os alunos poderão contar, nos próximos meses, com formação em games e música. Já a unidade do Jacarezinho tem 490 vagas para reforço escolar, jiu-jitsu, muay thai, capoeira, barbeiro, manicure, teatro e aprendiz integrado.  

Outras ações

O programa Desenvolve Mulher também marcou presença nos eventos deste sábado, com um espaço para atender moradoras da comunidade com serviços de maquiagem, tranças e penteado afro. Uma tenda do projeto RJPet também realizou castração gratuita de cães e gatos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cidade Integrada: Complexo Esportivo, Casas do Trabalhador e Centros de Juventude são inaugurados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui