Cidade Integrada tem aprovação da maioria da população do RJ, revela pesquisa

Programa tem como objetivo levar desenvolvimento social e segurança para as favelas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Progarma Cidade Integrada na quadro do Mosquito na comunidade do Jacarezinho. (Foto: Rafael Campos)

Lançado em janeiro, o programa Cidade Integrada, do Governo do Estado do Rio, é amplamente aprovado pela população. Em pesquisa feita pelo Datafolha, 59% dos entrevistados responderam ser a favor do programa, que vem realizando ações transformadoras nas comunidades do Jacarezinho e da Muzema para mais de 50 mil pessoas.  

Quando planejamos o Cidade Integrada, nosso desejo era o de levar cidadania, desenvolvimento econômico e social e segurança para as comunidades. O resultado dessa pesquisa mostra que estamos no caminho certo e eu tenho muito orgulho disso“, destacou o governador Cláudio Castro.

O Governo do Estado leva relevantes serviços às duas comunidades. É o caso do ‘Casa Legal’,   que auxilia na regularização fundiária e já cadastrou cerca de 900 pessoas;  o Na Régua’,  que realizou vistoria em mais de 100 unidades no Jacarezinho e tem mais de 60 projetos de reforma prontos e do ‘Desenvolve Mulher’, que atende 1.040 mães solteiras ou divorciadas e que sustentam suas famílias.

Balanço do Programa

O Cidade Integrada vem ajudando a mudar realidades. O mutirão ‘RJ para Todos’ já atendeu quase 12 mil pessoas em cinco ações aos finais de semana. No Jacarezinho, um posto do Detran foi instalado com capacidade para atender a cerca de mil solicitações por mês para emissão de identidade e habilitação. As intervenções de limpeza realizadas nos rios Salgado e Jacaré retiraram 3.376 toneladas de resíduos, reduzindo o risco de enchentes.

Advertisement

Na Educação, a Faetec Manguinhos já iniciou as aulas de qualificação profissional para 420 alunos e no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, as obras de reforma com mão de obra local devem ser entregues até o fim de maio. Auxiliando na geração de empregos, a Secretaria de Trabalho e Renda cadastrou 500 trabalhadores para vagas na área da construção civil, com outros 200 incluídos no balcão de vagas do Sine.

A Muzema passou a contar com um posto de atendimento médico de urgência do Samu e a abrigar o castramóvel do programa RJ-PET, que realiza cerca de 100 castrações por dia. Em apoio aos microempreendedores, a Agerio recebeu a solicitação de 7.685 microcréditos, liberando R$7,24 milhões no total. O ‘Esporte Presente’ oferece ginástica funcional para mais de 840 alunos e outras iniciativas culturais em espaços públicos.

Queda de crimes

Na área da segurança, o Cidade Integrada atuou para prender 123 criminosos, apreendeu 1500 kg de drogas e retirar 27 mil kg de barricadas dos acessos às comunidades. No Jacarezinho e arredores o Instituto de Segurança Pública comparou os dados de roubo de rua no período de 19 de janeiro a  12 de abril de 2022 com o mesmo período do ano anterior e mostrou queda de 34,2%.

Queda que também é percebida pelo ISP onde a Operação Segurança Presente atua. Com mais de 30 bases espalhadas pelo estado e agindo para promover ordenamento urbano, coibir roubos e acolher moradores de rua, o programa também recebeu ampla aprovação popular de acordo com a mesma pesquisa do Datafolha.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cidade Integrada tem aprovação da maioria da população do RJ, revela pesquisa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui