Veja a cara de pau do carioca: Papo de Talarico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro?
foto: Alvaro Tallarico

Qual não foi minha surpresa ao ver a capa do Diário do Rio no dia 14 de setembro. Estava lá a notícia que o Doutor Bumbum é pré-candidato pelo partido Patriota para câmara de vereadores do Rio de Janeiro. É muita cara de pau do Doutor Bumbum. E aí, fico a pensar, será que o carioca merece isso? Você responde. Nossos eleitores mostram que não possuem muito discernimento ao fazer escolhas baseadas em crenças acima de qualquer mínimo raciocínio ou atenção no trabalho pregresso dos políticos em prol de um bem maior.

Vemos que a preocupação do carioca é outra. A prioridade já foi escolhida. Afinal, as praias estão lotadas novamente. Não importa pandemia, nem crise financeira. Menos ainda decreto que proíbe ficar na areia. E tristemente, não importa o trabalho sério da Fiocruz, cujo estudo mostra que o sistema hospitalar do Rio, como um todo, está com sobrecarga em relação aos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). Ou seja, a capital fluminense está de novo na chamada “zona crítica”. Na verdade, a sociedade carioca toda está.

Parece que para muitos é melhor fazer piada e achar graça de quem está passando dificuldade. A pessoa que usa máscara é motivo de chacota. Ou seja, quem está fazendo o certo, virou o errado. A sociedade carioca parece uma utopia onde todo mundo está bem e curtindo um sol na praia, alheia a toda uma desigualdade crescente, a uma doença nova e sem cura, parece até loucura. É como se estivesse tudo bem. Sim, a cultura alegre do carioca é linda, mas não a cultura da ignorância e do jeitinho. A despeito de nossa esplendorosa orla, isso só nos afunda em outro mar – de lama.

A sociedade carioca não é utopia, é distopia. É a imagem do Brasil, é o símbolo do desrespeito. A alcunha de cidade maravilhosa mais parece uma grande ironia. O Estado se afunda em dívidas, o prefeito investigado, o pobre passando fome do seu lado. E a praia está cheia. Cidade Maravilhosa para quem?

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Veja a cara de pau do carioca: Papo de Talarico
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Não. Nós não merecemos isso. Mas enquanto as pessoas gastarem energia para protestar apenas contra o seu time ou a eliminação do BBB, teremos pouco retorno das autoridades incompetentes.

    Pior que a cara de pau, é a falta de noção.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui