23 C
Rio de Janeiro
quinta-feira - 25/04/2024

Assine grátis nossa Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Home Agenda Cidade das Artes recebe Exposição sobre Inteligência Artificial

Cidade das Artes recebe Exposição sobre Inteligência Artificial

0
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cidade das Artes recebe Exposição sobre Inteligência Artificial

Uma exposição cheia de referências cinematográficas, significados e que tem o ser humano como fonte para pensar o inegável avanço da inteligência artificial e como ela poderá interferir no futuro da própria humanidade. É assim que é apresentada I.A. Inteligência Artificial  Irreversível. Agora. que ocupa 600m² da Cidade das Artes com dez seções. A mostra, que tem entrada gratuita, fica em cartaz até o dia 5 de dezembro.

Idealizada pelo diretor e produtor cultural, Miguel Colker, e com curadoria e projeto expográfico criados pela Ostra Estúdio, do designer de espaços efêmeros Rodrigo Franco, a mostra é realizada pela Araucária Agência Cultural e une arte, entretenimento e informação. Com o conceito que mostra o futuro como uma página em branco e intrigante que ainda será escrito, a exposição usa três ambientes da imponente e moderna arquitetura da Cidade das Artes para dialogar com o público sobre os rumos da inteligência artificial e como questões morais da experiência humana podem interferir no processo de automação.

O cérebro humano é ao mesmo tempo fonte de inspiração e instrumento para desenvolvimento da I.A.”, define o criativo Rodrigo Franco, da Ostra Estúdio.

A revolução das máquinas

image003 Cidade das Artes recebe Exposição sobre Inteligência Artificial

Logo na esplanada, o público tem contato com a instalação Cérebro-Luz, um gigante busto de 8 metros de altura que é um convite à reflexão. Os visitantes podem entrar e ver de baixo para cima um enorme cérebro iluminado que serve de fonte para a criação da inteligência artificial.

Advertisement

Dando sequência à exposição, uma escadaria exibe os principais marcos do desenvolvimento da IA começando pelo filme “Metrópolis”, obra-prima do cineasta alemão Friz Lang, lançado em 1927 e que é considerado o primeiro filme de ficção científica do cinema. A linha do tempo mostra como os séculos XX e XXI foram importantes para o progresso da humanidade através da inteligência artificial. Ao longo da escada, o público encontra totens informativos que, além de servirem como ponto de descanso, explicam o que é a inteligência e como ela colocou o homem no topo da cadeia no reino animal e como os dados, criados pelo próprio indivíduo, alimentam a IA e fazem a tecnologia avançar.

Depois de se informar sobre o ponto de partida para a criação dos estudos em inteligência artificial, os visitantes se deparam com uma sala imersiva, inspirada no conceito de panóptico, do filósofo francês Michel Foucault. Nela, é possível participar de um jogo que testa os conhecimentos e, ao mesmo tempo, todos são observados por câmeras, um misto de exposição proposital e vigilância constante. Nela a frase “Sorria, você está sendo filmado” faz todo o sentido!

No momento seguinte, o público é guiado a uma sala que faz referência à cena da estação do metrô, do filme “Matrix”, dirigido pelas irmãs Lily e Lana Wachowski. Nela, é possível ter o livre arbítrio e encarar as consequências entre a escolha de um futuro utópico ou distópico. Na próxima seção, as pessoas são coautoras do futuro ao gerar dados no presente. É proposto um jogo interativo que discute questões éticas relacionadas a carros autônomos, fazendo a sociedade pensar decisões em conjunto.

image002 1 Cidade das Artes recebe Exposição sobre Inteligência Artificial

O ambiente Campo Minado leva à reflexão sobre os riscos da falta de controle sobre essa tecnologia. O piso é projetado com pequenas explosões e ondulações que simulam um ambiente de guerra. Nele, há emblemáticas referências aos filmes “Ex Machina”, “Her”, “2001 — Uma odisseia no espaço” e “O Exterminador do Futuro”. No centro da sala, tem um botão e, caso alguém acione, as sirenes são ligadas, alterando a iluminação da sala.

O último espaço traz a seguinte pergunta: “Afinal, o que é ser humano?”. Nela, a exposição convida o público a pensar a respeito, através de uma experiência imersiva com um sensor de movimento e projeção de luminescência. É possível ver a aura das pessoas simulada através do calor humano.

Uma exposição acessível

Para que o maior número de pessoas possa aproveitar a exposição I.A. Inteligência Artificial — Irreversível. Agora., o percurso é inclusivo e pode ser iniciado no elevador ao invés da escadaria. Pessoas com limitações de mobilidade tem acesso à linha do tempo com as mesmas informações instaladas na escadaria.

Funcionamento e ingressos

Gratuita, a mostra funciona de quarta a sexta, das 14h às 21h. Aos sábados e domingos, das 11h às 21h.

Os ingressos podem ser retirados através da plataforma Sympla (www.sympla.com.br) e precisam ser apresentados na entrada.

A fim de reiterar o compromisso da saúde do público, a exposição I.A. Inteligência Artificial — Irreversível. Agora. segue protocolo sanitário, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e determinações da Prefeitura do Rio. Para de evitar aglomeração, tem capacidade reduzida a 60 pessoas por hora, além de condutas de higienização ambiental e postos de triagem na entrada. O uso de máscara é obrigatório durante toda a visita.

SERVIÇO
I.A. Inteligência Artificial  Irreversível. Agora.
De: 
Até 5 de dezembro
Horário: De quarta a sexta, das 14 às 21 horas. Aos sábados e domingos, das 11h às 21h.
Ingresso: Gratuito
Local: Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5300 — Barra da Tijuca)
Informações: www.expointeligenciaartificial.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cidade das Artes recebe Exposição sobre Inteligência Artificial
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Cidade das Artes recebe Exposição sobre Inteligência Artificial
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui