Cidades das regiões Serrana e Metropolitana do RJ atingidas por temporais são vistoriadas pelo Governo do Estado

Trajano de Moraes, Cordeiro e Macuco, na Região Serrana do RJ, e Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, receberam visita técnica da Secretaria de Infraestrutura e Obras nesta quinta (13)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vistoria da Seinfra em Cordeiro - Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra) realizou, nesta quinta-feira (13/01), uma visita técnica aos municípios de Trajano de Moraes, Cordeiro e Macuco, todos na Região Serrana do Rio de Janeiro, e Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana fluminense.

Para amenizar os estragos causados pelos temporais das últimas semanas, o Governo do Estado está enviando máquinas a diversas regiões do RJ. O órgão disponibiliza desde escavadeiras e retroescavadeiras a caminhões vacol.

Em Trajano de Moraes, por exemplo, a equipe foi recebida pelo prefeito Rodrigo Viana, pelo vice Matias Mendes, além de secretários e vereadores. Juntos, eles realizaram uma vistoria dos prejuízos causados pelas chuvas. No segundo distrito de Visconde de Imbé, o temporal provocou queda de barreiras, fechamento de estradas e danos a residências.

”Desde o primeiro momento, seguindo a determinação do governador Cláudio Castro, enviamos por meio da Seinfra, maquinários pesados para ajudar a mitigar os efeitos causados pelas chuvas, entre eles duas retros, três caminhões, uma escavadeira hidráulica e um caminhão vacol. Além de ampliar o fornecimento desses equipamentos já a partir da próxima semana, estamos desenvolvendo projetos para obras de pavimentação, construção de 50 casas populares e contenção de encostas na cidade. Sem dúvidas todas essas intervenções irão ajudar a produção do agronegócio, que é fundamental para a economia local”, declarou o secretário Max Lemos.

Advertisement

Já em Cordeiro, a equipe foi recebida pelo prefeito Leonan Lopes Molhorance, por vereadores e secretários municipais. Em Lavrinhas, parte da ponte que divide o bairro desabou. Uma encosta caiu na rua do Campo do Cordeiro FC e residências estão em risco na região.

Vale ressaltar que a vistoria contou também com a presença do prefeito de Macuco, cidade localizada a pouco mais de 15km dali, Bruno Boaretto

”Além dos trabalhos emergenciais, estamos desenvolvendo para Cordeiro projetos de revitalização de áreas de lazer, urbanização e padronização de calçadas no município. E, para Macuco, enviaremos nossa equipe para vistorias técnicas e providências sobre as duas contenções. E demos uma boa notícia: na próxima semana, vamos dar início à construção de 50 casas populares no município. A missão passada pelo governador Cláudio Castro é trabalhar pelas nossas cidades, e não temos tempo a perder”, acrescentou Max Lemos.

vistoria tecnica seinfra cordeiro 2 Cidades das regiões Serrana e Metropolitana do RJ atingidas por temporais são vistoriadas pelo Governo do Estado

Por fim, para a cidade de Cachoeiras de Macacu, a Seinfra está disponibilizando diversos maquinários de apoio para garantir a segurança e a mobilidade da população, como caminhões, retroescavadeiras, escavadeiras, vacol e motoniveladores (patrol).

Além disso, também chegarão ao município carregamentos de escória siderúrgica para melhora paliativa das vias rurais. Na visita, Max Lemos também anunciou a construção de 200 unidades habitacionais por meio do Programa Casa da Gente. Os primeiros contemplados serão moradores de áreas de risco, pessoas em situação de extrema pobreza e beneficiários de aluguel social.

”Desde a primeira reunião que tivemos começaram a chegar os equipamentos. Já chegaram 70% dos equipamentos que a gente precisa e até o final de semana completa. Isto será muito importante pois poderemos devolver a segurança de ir e vir nas áreas mais atingidas e estes equipamentos serão fundamentais na recuperação da cidade. Tivemos um dique que rompeu no assentamento rural de Marubaí e estes equipamentos já são capazes de recuperar este dique, devolvendo à segurança a esta área produtiva”, declarou o prefeito Rafael Miranda.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cidades das regiões Serrana e Metropolitana do RJ atingidas por temporais são vistoriadas pelo Governo do Estado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui