Cidades Verdes festeja dez anos como um laboratório de ideias em edição comemorativa

Evento acontece no dia 5 de julho, das 8h30 às 18h, no Centro de Convenções da Firjan, no Centro do Rio

Foto: Reprodução/Google Maps

Um laboratório de ideias para reunir, debater e propor caminhos na construção de metrópoles sustentáveis. Esta é a definição do encontro ‘Cidades Verdes – Dez anos: ESG na Construção de Cidades Sustentáveis”, dia 5 de julho, das 8h30 às 18h, no Centro de Convenções da Firjan, Centro do Rio. Serão quatro mesas debatendo temas fundamentais para o nosso presente: mudanças climáticas, saneamento, mobilidade e energia. A realização é do Instituto Onda Azul, parceria da Firjan e da BandNews, e apoio da Coppe-UFRJ, ANAMMA, C40 e ICLEI.

Será um evento com o que existe de mais contemporâneo na agenda do desenvolvimento sustentável”, diz André Esteves, diretor do Onda Azul, idealizador e coordenador da edição comemorativa.

Mediado por um time de jornalistas especializados –  Cristina Serra, Giane Gatti, Emanuel Alencar e Sônia Araripe – o evento, idealizado por Alfredo Sirkis, debaterá a busca por saídas para questões que emparedam as metrópoles.

Em ‘Mudanças Climáticas: Cidades para a Defesa do Clima’, Suzana Khan (Coppe UFRJ), Mario Mantovani (ANAMMA), Andrea Lopes (Firjan) e Ilan Cuperstein (C-40) vão falar sobre caminhos já encontrados para a mitigação dos problemas causados pela elevação da temperatura do planeta. A segunda mesa, reunindo Gesner Oliveira (FGV), Aspásia Camargo (socióloga e ex-deputada), Leonardo Soares (Cedae) e Marilene Ramos (Águas do Brasil), debaterá ‘Saneamento e Gestão de Resíduos: Fortalecendo a Resiliência das Cidades’.

Já o tema ‘Mobilidade Urbana, Movimentando as Cidades’, na Mesa 3, trará Andrea Santos (Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas), Clarisse Link  (ITDP), Maína Celidonio (Secretária municipal de Transportes do Rio de Janeiro) e Richele Cabral (Fetranspor) na busca por caminhos que aumentem a circulação das pessoas sem que exploda o consumo de energia fóssil.

Fechando o evento, a Mesa 4 debaterá ‘Diversificando a Energia das Cidades’, com Amanda Schutze (CPI Brasil), Ilan Cuperstein (C40), Rafael Kelman e Solange Ribeiro (NeoEnergia) analisando as alternativas para a geração de energia.

SERVIÇO
Evento: Cidades Verdes – Dez anos
Quando: 5 de julho
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Centro Empresarial Arthur João Donato, Avenida Graça Aranha número 1, Centro
Inscrições: https://www.cidadesverdes.eco.br

PROGRAMAÇÃO:
8h30 – Credenciamento e Welcome Coffe
9h15 – Homenagem a Alfredo Sirkis –  Aspásia Camargo (Professora, Socióloga e ex-Deputada), Jorge Peron (Firjan) e André Esteves (Diretor Onda Azul)
9h45 às 10h15 – Keynote Speaker – Danilo Maeda, Head da Beon ESG Strategies (FSB)
10h15 às 11h45 – Mesa 1 – Mudanças Climáticas: Cidades para a Defesa do Clima 
Suzana Khan (Coppe), Mario Mantovani (ANAMMA), Ilan Cuperstein (C40) e Andrea Lopes (Firjan).
Mediação: Sônia Araripe.
11h45 às 13h15 – Mesa 2: Saneamento e Gestão de Resíduos: Fortalecendo a Resiliência das Cidades
Professor Gesner Oliveira (FGV), Aspásia Camargo (Socióloga e ex-deputada), Leonardo Soares (Presidente da Cedae) e Marilene Ramos (Águas do Brasil).
Mediação: Emanuel Alencar
13h15 às 14h30 – Intervalo para o almoço
14h30 às 16h – Mesa 3: Mobilidade Urbana: Movimentando as cidades
Andrea Santos (Coppe),  Maína Celidônio (Secretária Municipal de Transportes), Richele Cabral (Fetranspor) e Clarisse Link (ITDP)
Mediação: Giane Gatti
16h às 16h15 – Coffe Break
16h15 às 17h45 – Mesa 4: Diversificando a Energia das Cidades
Amanda Schutze (PUC-RJ), Ilan Cuperstein (C40), Solange Ribeiro (Neoenergia) e Rafael Kelman (PSR)
Mediação Cristina Serra
17h45 às 18h – Encerramento

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui