Cientistas da UFRJ veem com preocupação continuidade da presença de geosmina na água

Pesquisadores também destacam que lantânio, novo poluente de caráter tóxico que teria sido identificado nas águas, não é metal pesado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fábio Caffé (Coordcom/UFRJ)

Neste domingo (11/04), o grupo de trabalho designado pela Reitoria da UFRJ em 2020 para analisar a crise hídrica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro emitiu uma nota demonstrando preocupação com a continuidade da presença de geosmina na água e a percepção recorrente do sabor e odor na água distribuída.

O comitê, coordenado pela professora Sandra Azevedo, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), reitera as recomendações já feitas pela UFRJ:

“Em primeiro lugar, é necessário que haja transparência imediata da real situação da qualidade da água distribuída para consumo pela população do Rio de Janeiro. Os setores responsáveis pelo controle e vigilância da qualidade da água devem atuar de forma coordenada, cooperativa e rápida para garantir água segura e de qualidade, conforme determina a legislação.”

O comitê afirmou que há também uma necessidade urgente de profundas modificações no sistema de governança de recursos hídricos. Essa modernização deve garantir condições para lidar com situações de emergência, com a vulnerabilidade crescente das populações humanas e dos ecossistemas. Ainda segundo o grupo, é necessário também a elaboração de planos de contingência para acompanhamento de crises dessa natureza e de suas consequências sociais e econômicas.

Advertisement

Os dados do monitoramento da qualidade da água devem ser disponibilizados para a população, como previsto em lei, e em eventos como este precisam ser liberados para a sociedade de forma dinâmica. É importante e necessário reconhecer publicamente e divulgar as causas de problemas no abastecimento público“, destacaram os cientistas.

Enquanto a recuperação adequada dos recursos hídricos utilizados para abastecimento público não for feita, a perspectiva de recorrência de crises semelhantes num futuro próximo é bastante provável. Portanto, os investimentos necessários para essa recuperação não podem mais ser adiados e devem ser considerados prioritários e estratégicos.

Em caráter emergencial, outras alternativas de tratamento da água também devem ser consideradas, propondo-se a utilização de medidas corretivas, como oxidação avançada ou adsorção com carvão ativado. Isso tem sido anunciado pela Cedae, no entanto, o comitê destaca a urgência na implementação.

Lantânio não é metal pesado

Os cientistas também alertam que, diferentemente do que tem sido divulgado, o lantânio, novo poluente de caráter tóxico que teria sido identificado nas águas do manancial, não se constitui um metal pesado, mas sim um metal da classe de terras raras e elemento químico de baixa toxicidade.

Os pesquisadores da UFRJ afirmam, no entanto, que não têm conhecimento dos laudos técnicos que tenham atestado a presença de metais pesados ou lantânio na água tratada distribuída para a população.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cientistas da UFRJ veem com preocupação continuidade da presença de geosmina na água
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui