Cientistas de universidades do RJ criam tecido que anula entrada do Coronavírus em máscaras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Tecido hidrofóbico age como uma barreira para as micropartículas com Coronavírus - Foto: Reprodução/TV Globo

Enquanto a vacina contra a Covid-19 não é oficialmente lançada, algumas descobertas da ciência, além das recomendações sanitárias, vão ajudando a população no combate à doença. Dessa vez, a novidade é o desenvolvimento de um tecido, elaborado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica do RJ (PUC-Rio), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), que ajuda a neutralizar a ação do Coronavírus.

Feita com malha hidrofóbica, a máscara, na 1ª fase de testagem, apresentou resultados convincente. A fibra funciona como funciona como uma barreira que impede a entrada de micropartículas de água contaminadas pelo Coronavírus. Ademais, devido ao material ser biodegradável, ele diminui em apenas 15% a capacidade respiratória. Isso torna o utensílio semelhante às máscaras de TNT, utilizadas pelos profissionais de saúde.

coronavirus ufrj 2 Cientistas de universidades do RJ criam tecido que anula entrada do Coronavírus em máscaras
Foto: Reprodução/TV Globo

Mais ensaios estão sendo feitos, a fim de comprovar a eficácia do tecido, para que as máscaras sejam produzidas a baixo custo. Os pesquisadores esperam que o resultado saia ainda este ano.

Com intuito de comprovar a eficácia do tecido, visando que as máscaras sejam feitas com baixo custo, outros ensaios clínicos estão sendo realizados. Segundo os pesquisadores, a expectativa é que o resultado fique pronto ainda em 2020.

Advertisement

De acordo com Renata Simão, coordenadora do projeto na Coppe/UFRJ, a principal fator do projeto é a união de competências de cada instituição, somadas em um único objetivo.

”Uma máscara, para ser segura, a princípio, deve ter 3 camadas. A gente está desenvolvendo basicamente uma máscara em algodão. A camada intermediária é a filtrante, e a externa, hidrofóbica. Então, você evita que as partículas passem. E, se por acaso elas passarem, serão inativadas nessa camada ativa”, disse Renata.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cientistas de universidades do RJ criam tecido que anula entrada do Coronavírus em máscaras
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui