Cientistas identificam mutação da variante Gama no Brasil

A variante Gama-plus é uma mutação da variante Gama convergente com características da Delta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Dados do primeiro relatório do Genov – projeto científico da Dasa de vigilância por sequenciamento amostral do SARS-CoV-2 no Brasil – identificaram o avanço de uma mutação da variante Gama (P.1) no País. O projeto analisou 1.380 amostras de todas as regiões do Brasil, coletadas entre maio e junho, e observou que mais de 95% eram da linhagem Gama. Dentre elas, 11 amostras de maio, apresentaram a mutação P681H, em que o aminoácido prolina é substituído por um outro, a histidina. É a chamada Gama-plus, uma mutação convergente com características da Delta, variante que geralmente apresenta essa alteração estrutural.

Essa mutação de prolina para histidina já havia sido vista em outras variantes no mundo, incluindo todas as variantes de preocupação (VOCs, na sigla em inglês), mas não era muito comum na Gama. No entanto, temos visto um aumento em sua ocorrência nas amostras brasileiras”, explica o coordenador do Genov e virologista da Dasa, José Eduardo Levi. 

Das 11 amostras de maio que registraram a mutação P681H, cinco são do estado de Goiás, duas do Tocantins, uma do Mato Grosso, uma do Ceará, uma de Santa Catarina e uma do Paraná.

Além disso, os pesquisadores do Genov também identificaram uma amostra de Nova Iguaçu a variante Gama com a mutação P681R, em que no lugar da prolina é notada a presença de arginina, típica da Delta. 

Advertisement

Ainda que sejam números referentes aos meses de maio e junho, são de grande importância epidemiológica pois nos ajudam a entender o comportamento e a evolução das variantes no Brasil. São achados que reforçam nossa percepção de que não devemos minimizar o risco que as variantes importadas para o nosso País, como a Delta, possam representar; mas que precisamos nos manter atentos para a evolução local da Gama”, salienta Levi. 

O relatório com os primeiros sequenciamentos, do total de 30 mil, está disponível no site do Genov, além de terem sido depositados no Gisaid.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cientistas identificam mutação da variante Gama no Brasil
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui