Do alto da comunidade do Pavão-Pavãozinho, na divisa dos bairros de Copacabana e Ipanema, o Ciep com a vista mais privilegiada do Rio de Janeiro começa agora em julho a primeira etapa de suas aguardadas obras de reforma. Com um investimento de R$ 15 milhões destinado pelo governo do estado, a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) dará início a um projeto que promete transformar o Ciep João Goulart.
O prédio, que foi originalmente construído para ser um Brizolão com capacidade para 4 mil alunos, terá várias funções e servirá como um centro comunitário multifuncional. As novas instalações incluirão um restaurante escola da Faetec, uma Biblioteca Parque, o Museu da Favela do Cantagalo, uma área administrativa do Batalhão da Polícia Militar, um espaço para a Secretaria da Mulher, além do “Caminho da Arte”. Este último será uma interligação dentro do complexo de favelas, adornada com grafites e padronização, que conectará o prédio ao elevador Panorâmico do Pavão-Pavãozinho, facilitando o acesso à Rua Barão da Torre, em Ipanema.
A primeira fase das obras será focada na fachada e nas áreas internas do prédio, incluindo a reforma dos elevadores, banheiros, cantina, entre outras melhorias. A transformação promete não apenas melhorar a infraestrutura, mas também trazer novos serviços e oportunidades para os moradores da comunidade.