Ciep Professor Luiz Carlos Veronese, de Nova Friburgo, é a primeira escola do Brasil a ter certificação Lixo Zero

O selo é concedido à instituições que reaproveitam mais de 90% dos seus resíduos. A unidade impediu que 93% do lixo produzido fosse parar em aterros sanitários

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Premiação do Instituto Lixo Zero, durante o Simpósio de Educação, Inovação e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro , realizado na Uerj / Divulgação

O Ciep E-Tec 480 Professor Luiz Carlos Veronese, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, é a primeira escola do Estado a receber o selo Lixo Zero, do Instituto Lixo Zero. A chancela só é concedida à instituições que reaproveitam mais de 90% dos seus resíduos. A unidade impediu que 93% do lixo produzido diariamente na escola fosse enviado a aterros sanitários, destinando-os à compostagem ou reciclagem. A solenidade para a concessão do selo Lixo Zero aconteceu, nesta quinta-feira (11/08), durante o I Simpósio de Educação, Inovação e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Atualmente, 50 Cieps da rede estadual estão seguindo as diretrizes estabelecidas no projeto Lixo Zero, adotando o conceito de sustentabilidade. As unidades, que estão sendo transformadas em Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs), têm à sua disposição o sistema de reuso de água, coleta seletiva do lixo, composteira, horta comunitária, além de contar com painéis solares.

Durante do evento, presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabattini, destacou que o Estado do Rio está à frente dos demais estados do Brasil, por ser o único a adotar o programa.

“Existem ações isoladas por todo o país, mas nada que se compare ao que a Secretaria de Educação do Estado está fazendo e que, certamente, terá um impacto enorme em todas as escolas brasileiras”, afirmou o representante do Brasil no Zero Waste International Alliance.

Advertisement

Para o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, a certificação do Ciep é resultado de ações do governo estadual em união com a comunidade escolar em um esforço coletivo para criar novos hábitos socioambientais.

“É um avanço importante e uma mudança de conceito.  No momento em que se leva um programa como esse para a escola, estamos transferindo para as famílias e de lá para toda a sociedade”, declarou o secretário.

Júlio Cesar Barros, criador do projeto Hortas Cariocas e vencedor do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, lembrou que, desde o início do projeto nas E-Tecs, mais de 74 mil mudas foram plantadas e 6,5 toneladas de alimentos produzidos, com destino de reforçar a alimentação escolar.

A realização do I Simpósio de Educação, Inovação e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro tem como objetivo elaborar vias de sustentabilidade integrada à política de educação da rede estadual, além de divulgar as inciativas desenvolvidas e aplicadas nas E-Tecs, que servirão de base para outras 1.200 unidades estaduais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ciep Professor Luiz Carlos Veronese, de Nova Friburgo, é a primeira escola do Brasil a ter certificação Lixo Zero
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui