Cinco estações do BRT foram vandalizadas nos últimos dias

Estação Santa Efigênia foi alvo de bandidos por dois dias consecutivos e teve que ser fechada. Estação desativada no corredor Transoeste foi incendiada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nos últimos dias, criminosos vandalizaram e furtaram cabos elétricos de quatro estações do BRT Rio. O corredor Transolímpica foi o mais atingido, com três estações prejudicadas com as ações dos bandidos: Padre João Cribbin, Colônia e Boiuna. Já a estação Santa Efigênia, do corredor Transcarioca, foi furtada duas vezes durante o fim de semana e teve que ser fechada. Já a estação Prefeito Alim Pedro, do corredor Transoeste, que estava desativada desde 2018, foi incendiada na última quinta-feira (01/10).

No último sábado (03/10), bandidos furtaram cabos elétricos da estação Santa Efigênia. No dia seguinte, a equipe de Infraestrutura do BRT Rio fez todo o reparo elétrico e restabeleceu a energia na estação. Mas, infelizmente, no domingo (04/10), a estação foi alvo de criminosos que roubaram os cabos novamente. Por isso, ela teve que ser fechada nesta segunda.

Na sexta-feira (02/10), as estações Colônia, Boiuna e Padre João Cribbin foram vandalizadas e também tiveram seus cabos furtados. Monitores foram danificados, a fiação ficou toda exposta e as máquinas de autoatendimento ficaram inoperantes.

Localizada no corredor Transoeste, a estação Prefeito Alim Pedro foi incendiada na última quinta-feira, (01/10). A estação faz parte do eixo da Cesário de Melo e está desativada desde 2018 por causa de atos de vandalismo e episódios de violência na região.

Advertisement

Desde abril, cerca de 100 estações foram vandalizadas e/ou furtadas. Atualmente, o BRT Rio tem um total de 33 estações fechadas por causa desses tipos de crimes. As que foram fechadas em razão da pandemia também acabaram sendo depredadas e não apresentam condições para a reabertura.

Apesar disso e mesmo com a grave crise financeira, o BRT Rio segue um cronograma de trabalho em suas estações. Já foram recuperadas ou reformadas 22. Em breve serão reabertas Vila Queiroz e Santa Luzia.

O BRT Rio reforça que as estações são um patrimônio público e a fiscalização das mesmas cabe aos órgãos com poder de polícia, como a PM, com a qual o BRT Rio mantém convênio através do Proeis, e a Guarda Municipal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cinco estações do BRT foram vandalizadas nos últimos dias
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Criar esse BRT foi o maior erro de Paes como Prefeito.
    Em bairros relativamente próximos como Campo Grande e Sepetiba, só para ficar num exemplo, aumento em 30min, se considerar que antes tinha linha de ônibus direta.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui