Cinco sinais de que é hora de se demitir

Neste artigo, apresentamos-lhe 5 sinais que indicam que é hora de se demitir.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Mikael Blomkvist no Pexels

A decisão de deixar um emprego é sempre um passo significativo na carreira profissional de qualquer pessoa. Embora seja normal e até saudável enfrentar desafios na sua profissão, sentir uma insatisfação profunda e duradoura em seu trabalho pode ser um sinal de que está na hora de mudar de emprego ou até de descansar por algum tempo. Neste artigo, apresentamos-lhe 5 sinais que indicam que é hora de se demitir.

1. Você não está usando suas habilidades

Embora muitas vezes confortável, um trabalho que não o desafie é um trabalho que deve considerar deixar. Permanecer neste tipo de situação pode limitar seu potencial de crescimento e também levar a um sentimento de frustração. Isso pode ser ainda mais grave se você tiver solicitado uma oportunidade para usar suas habilidades, mas ela lhe foi negada por seus superiores.

2. Não existem oportunidades de crescimento

Se você gosta de estar constantemente crescendo e melhorando seu currículo, então permanecer em um trabalho sem oportunidades de crescimento pode ser uma má ideia. As oportunidades de crescimento não se limitam a promoções na hierarquia da organização ou aumentos de salário, elas também podem ser, por exemplo: trabalhar em um novo projeto, colaborar em um departamento diferente da empresa ou assumir uma posição de liderança. Porém, não se demita sem solicitar essa oportunidade pois, por vezes, seu patrão ou chefe pode não estar ciente desse seu desejo.

3. Ambiente de trabalho tóxico

Ter um ambiente de trabalho ruim tem implicações em sua felicidade profissional e pessoal. Os sintomas de um ambiente desse gênero frequentemente incluem uma alta rotatividade de funcionários, medo de falar abertamente por receio de retaliação e até sintomas físicos de mal-estar antes de entrar na empresa. Como esse tipo de ambiente pode ser prejudicial até para sua saúde, será sempre uma boa ideia procurar alternativas.

Advertisement

4. Há oportunidades muito melhores disponíveis

Mesmo que seu emprego seja agradável, tenha um ambiente de trabalho positivo e bons colegas de trabalho, se houver oportunidades bastante melhores em outras organizações na sua área, deve considerar a possibilidade de mudar de empresa. Essas oportunidades podem estar relacionadas com salários mais altos, a possibilidade de progressão na carreira, ou simplesmente estar mais alinhadas com sua realização enquanto profissional.

Nesse caso, analise bem se vale a pena fazer a mudança. Procure ver o que os antigos funcionários da empresa em que você está interessado em trabalhar acham dela para que possa dar o passo com mais segurança.

5. Você precisa de equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional

Embora trabalhar depois da hora e fazer horas extras seja algo inevitável na maior parte dos casos, se você estiver sempre trabalhando, isso revela que algo não está certo com seu trabalho. Trabalhar um número excessivo de horas por semana sem que exista equilíbrio com a sua vida pessoal pode ter consequências negativas para sua saúde, bem-estar e até para sua produtividade e qualidade de trabalho.

Se não for possível limitar essa carga de trabalho excessiva, então você pode querer procurar outro emprego, que lhe dê mais tempo para fazer as coisas de que gosta e para estar com as pessoas que realmente são importantes para você.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cinco sinais de que é hora de se demitir
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui