Cinema no Complexo do Alemão se prepara para voltar às atividades

CineCarioca Nova Brasília é o primeiro cinema instalado em comunidade no Rio. Além dele, o CineCarioca Méier também vai voltar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O CineCarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão, se prepara para voltar à ativa após mais de um ano e meio. A RioFilme, que integra a Secretaria de Governo e Integridade (SEGOVI) Pública da Prefeitura do Rio, lança hoje (07/07) o edital para operação do espaço, que é a primeira sala de cinema popular instalada dentro de uma comunidade no Rio de Janeiro, a expectativa é a de que o cinema volte a funcionar ainda no segundo semestre de 2021.

A reabertura do CineCarioca Nova Brasília atende a uma justa reinvindicação da população do seu entorno:  a sala é a única opção de cinema na área do Complexo do Alemão, que, segundo Censo do IBGE de 2010, abrange cerca de 15 comunidades, com mais de 60 mil habitantes.

A reinauguração do espaço vai ao encontro das metas da RioFilme de democratização do acesso à cultura, formação de plateia para o cinema e busca de equidade social e urbana entre os moradores do Rio de Janeiro. O setor de cultura e entretenimento, sobretudo em espaços coletivos, foi um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19. As salas de cinema tiveram sua vida financeira bastante prejudicada pela necessidade de se preservar o distanciamento social. A reabertura do CineCarioca Nova Brasília, com todos os critérios sanitários respeitados, traz boas expectativas não só para o público fiel do cinema, mas também para a imensa rede de trabalhadores da indústria criativa, que aguarda que as atividades culturais sejam retomadas.

Esse movimento pró retomada ja se reflete no setor, Eduardo Figueira, Diretor-Presidente da RioFilme, revela que:

Advertisement

“Ficamos felizes em perceber que há um grande interesse do mercado na reabertura do CineCarioca Nova Brasília, ainda durante a consulta pública recebemos propostas além do esperado, um bom sinal que indica que o setor acredita em uma retomada, sobretudo, do cinema de rua. Nós, Riofilme, Segovi e Prefeitura, acreditamos nessa retomada, estamos trabalhando junto ao Sindicato de Exibidores para ajudar a sanar problemas do setor, que foi muito impactado pela pandemia”, conclui.

O contrato de gestão proposto no edital é de 24 meses, prorrogáveis por até cinco anos. O CineCarioca Nova Brasília tem uma sala de exibição com 94 lugares, que obedece às regras de acessibilidade motora e equipamentos modernos de som e imagem. O complexo conta também com tecnologia de acessibilidade sensorial (para áudio descrição e legenda descritiva) e uma bomboniere que deverá ser administrada pela nova gestora do espaço.

A empresa vencedora do edital deverá se comprometer a exercer preços sociais nos ingressos, no valor máximo de R$ 10 (dez reais), garantindo-se a meia entrada a R$ 5 (cinco reais) para estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais e moradores do Complexo do Alemão e adjacências, durante todos os dias do ano. A RioFilme assegura subsídios para que os preços sociais sejam viáveis. O edital estabelece também que a nova empresa gestora do espaço deverá se comprometer a oferecer ao público pelo menos quatro sessões diárias de filmes.

Desde a inauguração em 2010 até o fim do ano de 2019, o CineCarioca Nova Brasília sempre apresentou números expressivos de público, com cerca de 700 mil frequentadores em 11.990 sessões, o que confirma a relevância de sua construção e a importância de sua continuidade.

A missão sociocultural sempre foi a base das atividades do CineCarioca Nova Brasília: durante seus primeiros quatro anos de operação, foram realizadas diversas atividades, como sessões escolares para mais de 10 mil estudantes da rede municipal de ensino.

O Município do Rio de Janeiro possui uma discrepância relevante quanto à distribuição de salas de cinema em suas distintas regiões. Embora a Zona Norte concentre cerca de 40% (quarenta por cento) da população do município, apenas 28% (vinte e oito por cento) das salas de cinema da cidade estão localizadas nessa região. A Zona Norte possui, portanto, uma das maiores demandas reprimidas por novas salas de cinema da cidade. A reabertura do CineCarioca Nova Brasília busca preencher parte dessa lacuna, em uma política afirmativa de combate às desigualdades, ampliando o acesso ao cinema, produzindo pensamento e reflexão e estimulando a busca por lazer de aspecto cultural na Zona Norte, berço de grandes ícones da cultura carioca.

CINECARIOCA MÉIER VOLTARÁ ÀS ATIVIDADES NO PRÓXIMO DIA 15 DE JULHO

A outra boa notícia é que o CineCarioca Méier, administrado pela rede Kinoplex, irá retomar as suas atividades no dia 15 de julho, oferecendo mais um espaço de entretenimento e cultura para os moradores da Zona Norte do Rio. O espaço estava fechado desde o começo das medidas restritivas relacionadas à pandemia no Brasil, em 13 de março de 2020.

Inaugurado em 2012, o CineCarioca Méier funciona dentro do Centro Cultural João Nogueira, o Imperator. Revitalizado recentemente, o espaço foi construído na década de 50, abrigando o antigo Cine Imperator, que possuía capacidade para atender um público de até 2.400 pessoas. Este já foi o maior cinema da América Latina até o ano de 1986, quando uma queda na frequência nas salas de cinema de rua foi duramente sentida pelo empreendimento, que fechou suas portas. 

Com a revitalização do espaço como casa de shows e centro cultural, as raízes cinematográficas se mantiveram por meio do CineCarioca, que ocupa o segundo piso e conta com três salas, que possuem capacidade total para 389 pessoas, e uma bomboniere.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cinema no Complexo do Alemão se prepara para voltar às atividades
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui