Cinema Nosso abre inscrições para formação gratuita em Cinema

Projeto Ginga terá formato híbrido voltado para jovens de 18 a 29 anos dos municípios de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O mercado de mídia e entretenimento no Brasil deve crescer 4,7% até 2025, segundo pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC. Devido a isso, a formação em Audiovisual desponta como uma boa opção de carreira, porém ainda com um investimento elevado que nem todos podem ter acesso. Para ajudar a sanar essa questão, a instituição sociocultural Cinema Nosso que, há 20 anos, forma gratuitamente jovens periféricos no audiovisual e novas tecnologias, está com inscrições abertaspara formação em Cinema através do projeto Ginga, que também tem como objetivo fortalecer a cultura de respeito aos Direitos Humanos. A oportunidade é destinada a jovens de 18 a 29 anos dos municípios de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias, que podem se inscrever até o dia 13 de maio por aqui ou pelo site www.cinemanosso.org.br.

A formação em Cinema é totalmente gratuita e híbrida, incluindo aulas práticas em um set de filmagem e a realização de dois filmes por turma até o final do projeto. “O curso de Cinema abordará fortemente a temática Direitos Humanos. Ao longo da formação, os estudantes aprenderão técnicas de roteiro, direção, fotografia, som, direção de arte, produção e pós-produção, além de emergirem em uma maratona de filmagem de seus projetos de curta-metragem. Queremos potencializar as narrativas e as histórias que estes jovens têm para contar, mostrando que é possível fazer audiovisual e atuar profissionalmente na área”, diz Gabriela Gonçalves, coordenadora de projetos de juventude do Cinema Nosso.

A intenção do projeto é permitir que jovens comunitários deItaboraí, Macaé e Duque de Caxias, que estão fora da escola e do mercado de trabalho, tenham oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos e socioemocionais para mudar a sua realidade. Junto ao programa de formação, ocorrerão aulas de Gestão de Carreira, permitindo que os alunos reflitam sobre seus objetivos de vida. O Projeto Ginga – Inovar para Transformar é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com uma bolsa auxílio internet durante os meses da formação promovendo, assim, acessibilidade a um direito humano fundamental em que todos têm direito à informação, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pela ONU.

Sobre o Cinema Nosso

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural, com sede no Rio de Janeiro, que trabalha há 20 anos com Juventudes, Educação e Audiovisual. Foi fundado em 2000 por sete jovens de origem popular que enxergaram, na época, uma ausência de identidade no mercado audiovisual a partir do filme Cidade de Deus. Hoje, é um centro de inovação e tecnologia que oferece vários projetos para infância e juventude cuidadosamente acompanhados de um projeto de vida ou carreira ajudando o desenvolvimento socioemocional dos jovens. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 10 mil jovens formados em seus cursos, a instituição possui prêmios como o11th China Internacional Children’s e Prêmio Itaú-Unicef. Também possui a Metodologia premiada, Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 , aliada ao movimento STEAM,aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e ao respeito às trajetórias e vivências de todo público em volta da instituição.

Advertisement

Serviço – Projeto Ginga
Formação em Cinema
Formato: Híbrido, com direito à bolsa-auxílio internet e imersão em set de filmagem.
Valor: Gratuito.
Público: jovens de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias (Rio de Janeiro).
Idade: Entre 18 e 29 anos.
Inscrições: pelo formulário, com vagas limitadas para garantir atenção aos alunos e qualidade no ensino.
Data: até 13 de maio de 2022.
Para mais informações e conhecer outras oportunidades gratuitas, acesse www.cinemanosso.org.br ou o Instagram @cinema_nosso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cinema Nosso abre inscrições para formação gratuita em Cinema
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Cinema Nosso abre inscrições para formação gratuita em Cinema
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui