Circo está sendo montado em cima da histórica Ponte dos Jesuítas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ponte dos Jesuítas - Foto: Reprodução/Internet

A Ponte dos Jesuítas, ou Ponte do Guandu, uma das mais simbólicas obras da engenharia brasileira, que fica no bairro de Santa Cruz, virou base para a montagem de um circo. A histórica construção vem sofrendo com a falta de conservação nos últimos tempos, como mostramos aqui no DIÁRIO DO RIO.

O Circo Real Madri está sendo montado na região. Toda a estrutura, como carros e trailers já está lá, pronta para armar a lona.

Defensores da conservação do patrimônio histórico demonstram grande preocupação com a situação, alegando grave risco à Ponte dos Jesuítas.

“Novamente um CIRCO está começando a se instalar na área de ambiência da PONTE DOS JESUÍTAS. Um bem tombado federal de altíssima relevância e relativa fragilidade. Consideramos inadequada a instalação do CIRCO nas proximidades e desejamos sucesso na temporada do circo instalado em outro local. Mas não contiguo ao monumento. Vamos encaminhar essa demanda para o IPHAN e para a Prefeitura do Rio de Janeiro”, postou Claudio Prado de Melo, diretor do Inepac, em uma rede social.

Advertisement

O Iphan informou que não aprovou o evento. Foi feito à revelia do órgão e o Instituto está tomando as medidas cabíveis pra que as estruturas sejam desmontadas.

A Ponte dos Jesuítas foi erguida em 1752 e é considerada mais moderna obra de engenharia hidráulica ainda em pé daquela época. Construída para ser uma ponte-represa, com o tempo, passou a ser uma atração turística que chamava a atenção do Imperador D.Pedro II e seus visitantes.

Foi um dos primeiros patrimônios históricos tombados no Brasil, tombado em 1938, com inscrição de tombo número 003.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Circo está sendo montado em cima da histórica Ponte dos Jesuítas
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Os comentarios acima são reais e gostaria que também fosse dada a mesma atenção da subprefeitura para eles. O bairro vive um estado de abandono em todos os sentidos.
    Porém também não é certo que o circo ocupe todo o espaço ao redor da Ponte dos Jesuitas, sem a devida autorização e cuidado com a sua proteção. Queremos a diversão SIM, mas sem danos a esse monumento histórico. QUEREMOS TAMBÉM O QUE O PODER PÚBLICO NOS DEVE. Estrada, limpeza, segurança, calçadas e ruas em bom estado.

  2. Um absurdo!!! Proibir atração cultural em Jesuítas .O circo é um evento voltado para as crianças, é uma diversão acessivel a todos, de grande valor para a memória afetiva.
    Ninguém se preocupa com os eucaliptos inclinados no emaranhado de fios de alta tensão,nem com as ruas esburacadas da mesma rua,que formam bolsões de água após chuva. Pensem sobre isso.
    #Deixe o circo ser montado!!!

  3. Infelizmente, não só ESSE monumento histórico como todo o bairro está abandonado pela PREFEITRA DO RIO. Avenida principal DE acesso ao bairro totalmente esburacada, muito mato e lixo em todo seguimento do acesso ao bairro e uma ciclovia que nunca teve uma manutenção desde sua inauguração. O próprio monumento também está esquecido pelas autoridades do RIO.

  4. Toda a área da região de santa cruz está abandonada, desde os jesuítas ao caminho imperial. os Marcos já não existem! mais. e a conservação histórica nem podemos falar ,que existe. perfeito descaso. mas já fomos um rio de história .agora somos o rio de lamentos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui