Circuito Afro Carioca celebra Dia da Consciência Negra com edição especial em Padre Miguel

Evento reúne rodas de samba e a bateria da Unidos de Padre Miguel em homenagem à cultura e ancestralidade africanas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

A zona oeste do Rio de Janeiro será palco de uma grande celebração no Dia da Consciência Negra, com uma edição especial do Circuito Afro Carioca. O evento, que ocorre no tradicional Ponto Chic, em Padre Miguel, reunirá algumas das mais destacadas rodas de samba do bairro, como o Samba da Macaca, o Pagode do Feijão e o Samba da Cabeça Branca, para exaltar o legado cultural da ancestralidade africana.

Com entrada gratuita, o evento está marcado para começar ao meio-dia e promete envolver a comunidade em um dia de música, dança e cultura. A programação inclui ainda uma participação especial da bateria e dos passistas da Unidos de Padre Miguel, que este ano celebra 67 anos de história.


Padre Miguel: um celeiro de cultura

Para o produtor cultural Guilherme Oliveira, responsável pelo Circuito Afro Carioca, realizar o encontro em Padre Miguel reforça a importância cultural da zona oeste, destacando a riqueza das tradições locais.

“Realizar o Encontro de Rodas de Samba em Padre Miguel é uma forma de potencializar a capacidade que o bairro tem de receber eventos de diferentes magnitudes, com um público diverso. Temos duas escolas de samba e várias opções culturais que atraem pessoas de diferentes gerações e gostos. Um dos objetivos do Circuito Afro Carioca é trazer mais atenção para nossa região”, afirma Guilherme.


Unidos de Padre Miguel: história e ancestralidade

A presença da Unidos de Padre Miguel é um dos destaques da programação. A escola, recém-promovida ao Grupo Especial do Carnaval Carioca, celebra em 2024 o enredo “Egbé Iyá Nassô”, que homenageia o Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, o primeiro Ilê plantado em terras brasileiras e marco do candomblé no país.

Comemorando 67 anos de fundação, a escola promete abrilhantar o evento com sua energia contagiante, representada pela bateria e pelos passistas.


Celebração da ancestralidade africana

O Circuito Afro Carioca busca celebrar o legado africano em diferentes frentes, destacando o impacto da cultura preta no samba e nas tradições cariocas. O evento no Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para a comunidade se conectar com suas raízes por meio da música, da dança e da troca cultural.


Serviço: Encontro de Rodas de Samba – Dia da Consciência Negra

  • Data: 20 de novembro, quarta-feira
  • Local: Ponto Chic, Padre Miguel
  • Horário: A partir das 12h
  • Entrada: Gratuita
  • Atrações: Samba da Cabeça Branca, Samba da Macaca, Pagode do Feijão
  • Participação especial: Passistas e bateria da Unidos de Padre Miguel
  • Classificação: Livre
  • Informações: (21) 98136-7945

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui