O “Circuito Carioca de Arte de Rua” transforma praças públicas em polos culturais e chega ao Parque Realengo Susana Naspolini, em Realengo, no sábado, 15 de fevereiro, às 18h. O evento, que é gratuito, traz uma programação especial em clima de carnaval, com espetáculos, performances e interação com o público.
Além das apresentações, os artistas participarão de um bate-papo com o público, promovendo uma troca direta sobre a arte popular e sua importância para a cultura carioca.
Espetáculos inspirados no carnaval e na cultura popular
A programação desta edição mergulha na essência do carnaval e nas tradições culturais brasileiras. O espetáculo “Peixinhos do Rio” celebra a cultura popular, com referências ao Carimbó e ao carnaval carioca. Já a performance “Sintonia & Folia” une teatro, música e dança em um tributo às marchinhas infantis, ciranda de roda e outras manifestações festivas. Fechando a programação, o espetáculo “Um Amor de Carnaval” mistura a história do carnaval com a magia dos antigos bailes, em uma grande celebração do amor e da alegria.
Circuito leva arte para além do eixo Centro-Sul do Rio
Patrocinado pelo edital Integra Rio, o “Circuito Carioca de Arte de Rua” tem como missão levar cultura para diversas regiões do estado, promovendo apresentações gratuitas de teatro, música e dança em espaços públicos. Desde dezembro, o projeto ampliou seu alcance para além das zonas Norte e Oeste do Rio, chegando a cidades como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Araruama e Macaé.
Para a atriz e idealizadora do circuito, Luciana Ezarani, ocupar praças com arte é uma forma de revitalizar esses espaços e ampliar o acesso à cultura.
“Queremos tornar a praça uma grande festa de arte, cultura e reflexão, pois ao estar em contato com o ambiente que é de todos, o teatro de rua tem a função de refletir esse lugar, interagindo com ele”, afirma.
Grupo Aslucianas: 22 anos de trajetória no teatro de rua
O evento também contará com um espetáculo do Grupo Aslucianas, anfitrião do circuito. Com uma trajetória de 22 anos, a companhia é uma das poucas formações majoritariamente femininas no teatro de rua no Brasil. Sua pesquisa contínua sobre arte pública e arte feminina já resultou em mais de 15 espetáculos, muitos premiados em festivais nacionais.
Em 2024, o grupo representou o Rio de Janeiro na categoria teatro de rua no Fiav, em Bogotá, Colômbia, fortalecendo sua internacionalização, que já inclui apresentações em Moçambique, na África.
Serviço – “Circuito Carioca de Arte de Rua” em Realengo
Data: 15 de fevereiro (sábado)
Horário: 18h
Local: Parque Realengo Susana Naspolini – Realengo
Endereço: Rua Prof. Carlos Wenceslau, 290 – Realengo, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita
Programação sujeita a alterações em caso de chuva.