Claro é a operadora de celular com mais usuários no município do Rio, mostra pesquisa

Levantamento foi realizado pelo Instituto Rio21, com base em dados divulgados pela Anatel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Ilustrativa/ Reprodução

O Instituto Rio21 analisou dados da Anatel referentes ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). Os números foram disponibilizados pela Base dos Dados e trazem uma série de informações sobre as operadoras de telefonia no Brasil e, nesse caso, na cidade do Rio de Janeiro entre 2019 e 2021.

A operadora que somava o maior número de contratos no final de 2019 foi a Claro, padrão que seguiu até julho de 2021, quando a operadora apresentou um crescimento de quase 700 mil contratos na cidade em relação a 2020. A operadora com menos contratos era a Oi:

image 25 Claro é a operadora de celular com mais usuários no município do Rio, mostra pesquisa
Número de contratos das empresas em dezembro de 2019, dezembro de 2020 e julho de 2021. Fonte: Anatel. Elaboração: Instituto Rio21.

Além da Claro, Oi, Tim e Vivo, outras operadoras também atuam no município. É o caso da Nextel e Americanet, por exemplo. As quatro primeiras, no entanto, são as que oferecem maior variedade de serviços aos consumidores, conforme observado no gráfico abaixo.

image 26 Claro é a operadora de celular com mais usuários no município do Rio, mostra pesquisa
Número de serviços ofertados pelas operadoras. Fonte: Anatel. Elaboração: Instituto Rio21.

Em relação às modalidades de contrato, a maioria das empresas contabilizava mais contratos do tipo pós-pago em julho de 2021. A Vivo, principalmente, apresentava um número de contratos pós-pagos quase três vezes maior que o de pré-pagos. A Tim, por outro lado, mostrava uma pequena vantagem para os contratos pré-pagos:

Advertisement
image 27 Claro é a operadora de celular com mais usuários no município do Rio, mostra pesquisa
Número de contratos das operadoras em julho de 2021, por modalidade. Fonte: Anatel. Elaboração: Instituto Rio21.

Os dados analisados mostram que a Claro é a operadora que predomina na cidade do Rio. Mas, de forma geral, a disputa pela oferta de serviços é competitiva, já que a variedade de ofertas entre elas é semelhante. Além disso, os clientes parecem dar preferência aos contratos pós-pagos, ou então as operadoras oferecem mais pacotes de serviços nessa modalidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Claro é a operadora de celular com mais usuários no município do Rio, mostra pesquisa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui