Claudia Chaves: A Tropa – Ordem Des-Unida

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre o primeiro e premiado texto de Gustavo Pinheiro, “A tropa”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Elisa Mendes

Doenças, hospital, família a volta do leito. Corrupção, empreiteiras, mordomia. Homossexualidade, vergonha, revelação. Imaturidade, drogas, dependência. Aposentadoria precoce, solidão, subordinação. Pai déspota, mãe submissa, família disfuncional. Morte, segredos. Infelicidade. Desenvolvida em tempo real, como no filme “Festim diabólico”, de Hitchcock, “A tropa”, primeiro e premiadíssimo texto de Gustavo Pinheiro, consegue que todas essas palavras ganhem significado ainda maior.

“A tropa” se passa durante a visita de quatro filhos ao pai, hospitalizado em consequência de uma queda. É quase que um jogo de basquete, de quatro (os filhos) contra um (o pai), no qual um marca pontos, corta, defende e impede o outro de jogar. Uma verdadeira babel, o encontro. O pai (coronel do Exército, autoritário, adepto da ditadura), excelente composição de Otávio Augusto, é rodeado pelos quatro filhos, todos nomeados a partir dos ditadores — Humberto, Arthur, Emílio, Ernesto, João Baptista, interpretados por Alexandre Menezes, Daniel Marano, Edu Fernandes e Rafael Morpanini. O recurso de iluminar o personagem nos textos de flash-back é elemento dramatúrgico importante para manter a coerência do fluxo narrativo.

A direção de César Augusto encontra a firme sintonia entre a ironia fina dos textos, o impacto da revelação dos fatos, a movimentação e o compromisso da atuação de tempo real. Não há exageros e, muito menos, trejeitos, naturalismo, nem  tentativa alguma de paródia. O caminho escolhido demonstra que César Augusto é diretor versátil e sempre capaz de imprimir ao texto as nuances do significado que o autor quer alcançar. Atenua o drama da situação, mas, sem nenhum perdão e sem pieguismo, permite que a força da cena final provoque impacto, sem quebrar o ritmo natural de toda a peça.

O choque entre os horrores da ditadura e uma vida aparentemente normal, um personagem que tem todos os elementos da falta de afeto — marido repressor, pai violento —, focado em sua própria vida, em enaltecer o que é inaceitável (a falta de liberdade), faz com que o sentido seja centrado na capacidade de se renegar aquilo que nos destrói e faz mal. É o pai, mas ele não.

Advertisement

SERVIÇO:
Teatro PetraGold (Rua Conde de Bernadote, 26 – Leblon)
Sextas-feiras às 20:30h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Claudia Chaves: A Tropa - Ordem Des-Unida
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Claudia Chaves: A Tropa - Ordem Des-Unida
Jornalista, publicitária, professora universitária de Comunicação, Doutora em Literatura, Bacharel em Direito, gestora cultural e de marcas. Mãe do João e do Chico, avó da Rosa e do Nuno. Com os olhos e os ouvidos sempre ligados no mundo e um nariz arrebitado que não abaixa por nada.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui