Claudia Chaves: Hannah Arendt — Uma Aula Magna

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre o monólogo “Hannah Arendt — Uma Aula Magna”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Todos temos nossa professora de cabeceira. Alguém que, em dado momento de nossa vida, deu-nos conhecimento, carinho, atenção. Transformou-nos – nosso role model, um sentimento que nos enche a alma. Com esse conceito, é que uma professora diz coisas fundamentais, inusitadas, que nos fazem pensar. Com a força de mover e mobilizar, Eduardo Wotzik, encena o monólogo  “Hannah Arendt — Uma Aula Magna”. 

A peça, escrita, dirigida e interpretada por Eduardo Wotzik, que vive a própria filósofa Hannah Arendt, conta também com a atriz Natally do Ó. Em um figurino incrível, de blazer, calça, scarpin de salto alto, Wotzik constrói uma Hannah Arendt maior e mais contundente do que a filósofa que consagrou o conceito da banalidade do mal.

O roteiro permite algo raro: a provocação e interação com plateia acontece via intepretação, movimentação na construção de um  diálogo que evidencia que a educação funciona como metáfora do desnível entre ação e efeito, que resultou nos estudos da filósofa sobre totalitarismo. Esse interesse nasce na infância de Hannah que mostrou-se inteligente e politicamente ativa desde criança. Na adolescência, liderou um boicote na escola contra um professor que havia a insultado, o que resultou na sua expulsão da instituição.

Dessa forma, em um processo de escrita de si, ainda que não autobiográfica, o palco torna-se o epicentro de um turbilhão de conceitos sobre o que é educação, os embates entre o que é o ensino, os alunos e que os professores e o sistema formal são ineficientes, tão longe do que deveriam alcançar. Durante 50 minutos, Wotzik fala, discursa, grita, vocifera e faz um jogo com a plateia que nos tira da zona de conforto. Mostra que, na passividade banal, pode estar o mal. 

Advertisement

Serviço:
Local: Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro.
Sessões: Sexta a domingo às 19h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Claudia Chaves: Hannah Arendt — Uma Aula Magna
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Claudia Chaves: Hannah Arendt — Uma Aula Magna
Jornalista, publicitária, professora universitária de Comunicação, Doutora em Literatura, Bacharel em Direito, gestora cultural e de marcas. Mãe do João e do Chico, avó da Rosa e do Nuno. Com os olhos e os ouvidos sempre ligados no mundo e um nariz arrebitado que não abaixa por nada.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui