Claudia Chaves – O homem do planeta Auschwitz: O diálogo possível

Colunista do Diário do Rio faz sua crítica ao espetáculo "O Homem do Planeta Auschwitz”, em cartaz no Teatro Laura Alvim

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Auschwitz Mario Borges e Susanna Kruger (Foto: Guga Melgar)

As grandes tragédias deixam as cicatrizes. Podem ser indeléveis, finas,  desaparecerem. Podem ser enormes, grossas, coçarem. As mágoas são enormes em qualquer circunstância.  Miriam Halfim escreve sobre encontros prováveis, jamais acontecidos, mas que fazem sentido.  Freud e Mahler nos fala das angustias do escrito. Agora, com  O Homem do Planeta Auschwitz, promove a reunião do escritor judeu polonês Yehiel  De-Nur (1909–2001) e a filósofa judia alemã Hannah Arendt (1906–1975).

Com quatro indicações para o Prêmio Cesgranrio, melhor cenografia, iluminação, texto e ator,  o confronto entre Hannah, interpretada por Susanna Kruger e Yehiel por Mario Borges, encontra na direção de Ary Coslov o perfeito equilíbrio entre posições diferenciadas. Susanna  faz uma Hannah com uma entonação e um movimento de  mãos que já expressa a sua posição : a criadora do conceito A Banalidade do Mal, explica a sua posição, sem ficar se justificando. Há o necessário sentimento na atuação primorosa.

Mario faz o escritor angustiado, que se desespera com as lembranças, que  tinha certeza que poderia escapar do mal. A peça começa com Yehiel gritando com Daniela, possivelmente a filha pequena, para fugir dos nazistas que estão na escola. Dela.  E termina com ele gritando com a filha para não ir à  excursão da escola. Instala-se em uma profissional arquitetura de texto dramático, o tempo mítico, o eterno retorno dos heróis para os quais não há salvação.

A metonímia dos campos de concentração  está na peça- instalação do cenário de  Marcos  Flaksman. A grade, um pedaço, retorcido, como uma sobra da destruição, está lá presente para lembrar que   os campos não acabaram. A iluminação de Aurélio de Simoni realiza um desenho de luz. Claro e escuro  funcionam para  evidenciar a sombra da lembrança e a luz de quem traz a lembrança do mundo dde Hades. E é do mundo dos mortos, da dor, do subterrâneo que O Homem do Planeta Auschwitz é uma bela proposição para    falarmos: quem viver não verá mais.

Advertisement

Serviço:
Teatro Laura Alvim
Sexta e sábado às 20h/ Domingo  às 19h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Claudia Chaves - O homem do planeta Auschwitz: O diálogo possível
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Claudia Chaves - O homem do planeta Auschwitz: O diálogo possível
Jornalista, publicitária, professora universitária de Comunicação, Doutora em Literatura, Bacharel em Direito, gestora cultural e de marcas. Mãe do João e do Chico, avó da Rosa e do Nuno. Com os olhos e os ouvidos sempre ligados no mundo e um nariz arrebitado que não abaixa por nada.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui