Cláudio Castro crê que impasse envolvendo as obras do metrô da Gávea será solucionado em breve   

A construção da nova estação do metrô, que deveria ficar pronta para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, já causou um rombo bilionário aos cofres do estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafael Campos/Governo do Estado

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a solução para as obras do metrô da Gávea, paralisadas desde 2015, será tomada em breve. A fala do chefe do executivo fluminense foi dada durante um encontro com empresários, políticos e representantes da AmaGávea, na última quinta-feira (07/07).

Para o ex-secretário municipal de turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, um dos responsáveis pela reunião com o governador, uma série de trâmites burocráticos com o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) impedem o avanço das tratativas.

Fizemos a cobrança a Castro, existe a vontade política de concluir. Ele  disse que a coisa está caminhando e que a solução vem em breve, mas falta desenrolar alguns entraves no TCE para dar início e não precisar jogar mais água dentro da estação. Isso é para segunda instância, o que pode levar algum tempo, mas nada melhor num momento em que o prefeito Eduardo Paes anuncia o VLT até a Gávea. Seria a integração que estava faltando”.

O TCE determinou pela quinta vez que o Governo do Estado adote medidas para reduzir os riscos da estação do metrô.

Advertisement

Um estudo feito pela Escola de Engenharia da PUC-Rio apontou para o risco de afundamento do terreno, que fica bem abaixo do estacionamento da PUC e da rua Marquês de São Vicente.

A construção da nova estação do metrô, que deveria ficar pronta para os Jogos Olímpicos do Rio, de 2016, já custou R$ 9,5 bilhões aos cofres do estado. Desse total, R$ 3,7 bilhões foram superfaturados.

Pelo projeto da obra, em 2013, dois grandes buracos foram escavados com 50 metros de profundidade para construir a estação. Contudo, a operação foi paralisada antes da conclusão.

Em 2015, as paredes dos buracos ganharam uma camada de proteção chamada de concreto primário. Estruturas chamadas ‘tirantes’ foram fixadas para fortalecer a construção. Segundo a concessionária responsável pela obra, como não havia previsão de retomar os trabalhos, engenheiros decidiram encher os buracos com água, pois isso faria pressão nas paredes e evitaria desmoronamentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cláudio Castro crê que impasse envolvendo as obras do metrô da Gávea será solucionado em breve   
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho uma vergonha uma obra que era pra ajudar o trânsito da Gávea numa área que é cercado de escola e outros comércio que ia ajudar muito povo da Gávea e dos cariocas que vão trabalhar virar uma dor de cabeça com a demora do retorno das obras ou os políticos estão esperando acontecer alguma tragédia pra poder da início…

  2. Não há mal que sempre dure. Na pior das hipóteses a concessão termina em jun/36 e aí o estado estará livre pra construir a estação. 🙂

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui