Cláudio Castro critica retirada do RJ do Regime de Recuperação Fiscal: ‘Maldade’

''Defenderemos o RJ intransigentemente, iremos a todas instâncias que tivermos que ir'', afirmou o governador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cláudio Castro, governador do RJ - Foto: Eliane Carvalho

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (17/01), o governador Cláudio Castro criticou a retirada do Rio de Janeiro do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), conforme determinação do Ministério da Economia divulgada inicialmente pelo ”Blog da Ana Flor”, do portal ”G1”, no último domingo (16/01).

De acordo com o chefe do Poder Executivo fluminense, ”a decisão, além de ser uma maldade, não condiz com o trabalho realizado no RJ”.

”Estamos fazendo nossa parte, sim, mas sem dizimar o servidor público e afins. Leiam a lei complementar 178 e vejam que ela permite concorrer em recomposição em até 14%, e nós demos 13%”, disse Castro, fazendo menção à lei reguladora do RRF e de despesas em relação a aposentados e pensionistas.

Vale ressaltar que a carta oficial informando sobre a decisão, assinada pelo secretário especial adjunto do Tesouro e Orçamento, Júlio Alexandre Menezes da Silva, já foi entregue ao Governo Estadual.

Advertisement

”Defenderemos o RJ intransigentemente, iremos a todas instâncias que tivermos que ir. A decisão de investimento maior no primeiro ou últimos anos é uma decisão do estado. É um trabalho que visa a salvação desse estado, que respeita o servidor. Não temos direito de desrespeitar a lei, nem o Ministério da Economia, nem desrespeitar o funcionalismo”, complementou Cláudio Castro.

Segundo o ”Blog da Ana Flor”, a rejeição ao retorno do Rio de Janeiro ao RRF baseia-se em pareceres do Tesouro Nacional e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que solicitam a negativa ao planejamento elaborado pelo Governo do Estado.

Outro ponto importante a ser citado é que está prevista, para a próxima quarta-feira (19/01), uma reunião entre Castro e o ministro Paulo Guedes justamente para debater esses pareceres.

Como antecipou o blog na última semana, os documentos entregues pelo Rio ao governo federal ampliam gastos estaduais, em vez de reduzí-los, e preveem reajustes anuais aos servidores da administração local.

”Para nós, é uma surpresa esse parecer. Cumprimos tudo o que foi estabelecido nas conversas, mas ainda assim virou uma negativa”, disse o secretário de Fazenda do RJ, Nelson Rocha.

”Mesmo se ficar de fora do RRF, o Rio de Janeiro não vai acabar, nem vive às custas dos outros como disseram por aí. Como disse o governador, nós somos um dos 4 estados que mais arrecadam para o Governo Federal no país”, destacou o secretário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cláudio Castro critica retirada do RJ do Regime de Recuperação Fiscal: 'Maldade'
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. O governo federal e suas maldades com o Rio. 1.o o Ministro Tarcísio com seu plano de destruir o Galeão. Agora essa, até concordo com que não é a hora de reajuste geral dos servidores, mas quero ver o rigor com outros estados. Ao contrário do que disse o alien do comentário acima, o Rio é um dos melhores Estados do Brasil.

  2. Esse Guedes ebsua turma do tesouro deviam ir para guilhotina.

    Os servidores federais que já contam com salários maiores que do estado tem sempre reajuste da inflação, agora mesmo estão reclamando reajuste porque os policiais federais tiveram, já os estaduais estão desde 2015 sem reajuste da inflação enquanto empresas terceirizadas tem reajustados seus contratos todos os anos sob justificativa de equilíbrio econômico financeiro do contrato. Ora, o servidor também tem direito Constitucional à reposição inflacionaria para manutenção do poder aquisitivo do salário.

    • Meu senhor, o governo federal está muito bem administrado agora, arrecadação batendo recordes, estatais dando lucros, corrupção zero, e o senhor quer comparar com um estado perdulário, falido e ladrão como o RJ? Os servidores do estado do RJ tem mais é que ficar sem reajuste, reposição e aumentos por mais 100 anos, pois deixaram roubar, foram coniventes com todas as falcatruas dos últimos governos, o RJ é o pior estado da federação, sempre se endividando para dar boa vida aos seus funcionários, nunca vi o Rio apertar o cinto de verdade, sempre levaram na maciota, as dívidas bilionárias nunca são pagas e sempre se endividando mais, rolando dívidas até arrebentar, o que o senhor quer, que todoos contribuintes brasileiros continuem sustentando essa farra? O resto do Brasil não tem culpa do povo fluminenses votar tão mal e escolher sempre os piores, o senhor acha certo cidadão do AM pagar a conta dos demandos do RJ? Um cidadão de MG pagar a dívida do povo fluminense? Agoram tomem arrocho, eu ainda acho que o governo federal foi muito bonzinho até hoje, o governo do RJ está com uma propaganda na TV dizendo que tem bilhões em caixa, claro, não paga as dívidas e empurra a conta para o governo federal sobra dinheiro para roubar, assim é mole ser gestor! Por mim os senhores levaria, zero vezes zero!

    • Discordo totalmente e frontalmente. O Governo do Estado do RJ abusa. Em 2020, 55% da RECEITA LIQUIDA foi gasto com pessoal… a maioria do pessoal é aposentado (ou seja, morremos pagando por serviços não-prestados hoje, por déficits previdenciários legados). O certo seria demitir e enxugar a máquina estadual, mas como a “Constituição Cidadã” não deixa, o jeito é arrochar o salário do funcionalismo até não poder mais.

      Mas se puserem aumentos, isso vai contra as regras do RRF. Então, se a máquina não consegue se ajustar, que pague as dívidas com o Governo Federal, então! E assim, não vai sobrar nada no caixa e os servidores terão seu aumento… no papel! Porque os credores vão sequestrar o caixa e os servidores não vão receber nunca mais em dia.

      Palmas pro Governo Federal, que está tentando MORALIZAR este Estado, à força, mas tentando MORALIZAR. Pagar dívidas é DEVER CÍVICO. Quem pede emprestado tem que pagar e não choramingar.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui