Cláudio Castro com o governador do Estado de Iucatã, Mauricio Vila Dosal

O governador Cláudio Castro (PL) participou, nesta quinta-feira (07/10), do Smart City Expo Latam Congress, em Mérida, no México. Na apresentação, Castro destacou o trabalho de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Rio de Janeiro e os desafios e oportunidades no cenário de retomada da economia.

Tivemos um trabalho de diálogo muito grande com todos os empreendedores, comércio, indústria, transportes e, principalmente, com o setor de turismo. Somos um dos estados mais turísticos do Brasil. O diálogo foi fundamental para que as tomadas de decisões não fossem pautadas pela política. Em vez de fecharmos a economia, ampliamos os horários dos setores e os separamos. Isso fez com que, a partir de agosto de 2020, quando assumi o Governo, não precisássemos fechar – disse Cláudio Castro, um dos convidados no painel “Diálogo Institucional: Uma saída justa e sustentável para a crise, uma aposta para a reativação socioeconômica”.

O governador também explicou sobre a logística de distribuição das doses de vacina realizada pela Secretaria de Estado de Saúde.

A vacinação é outro ponto forte de nossa gestão. Já são cerca de 25 milhões de doses distribuídas e aplicadas em todas as cidades do estado. Acreditamos que, até final de novembro, toda a população adulta já esteja vacinada. E, também os jovens entre 12 a 17 anos com alguma comorbidade. O mês de setembro apresenta a maior redução de internações: cerca de 40% em comparação ao mês anterior. Tudo isso faz com que a recuperação do Rio de Janeiro aconteça de maneira veloz – destacou Castro.

Retomada dos empregos e investimento na área social

Durante o congresso, o governador deu exemplos e alguns números que demonstram a retomada econômica do estado.

Já recuperamos cerca de 90% dos empregos perdidos na pandemia. Nas últimas cinco semanas, tivemos taxas de ocupação na rede hoteleira acima de 90%, mostrando que o Rio de Janeiro, por meio de decisões assertivas e a economia voltando, volta a ser um local seguro novamente para o turista que deseja visitar o estado – disse Castro.

O governador explicou ainda sobre as medidas tomadas pelo Executivo para ajudar empresários e a cadeia produtiva durante a pandemia. 

– Realizamos a desoneração de impostos de cadeias importantes, como a de bares e restaurantes, onde cortamos 25% dos impostos. Arroz e feijão, alimentos que são base da refeição do brasileiro, zeramos o imposto. No campo social, fizemos um programa de transferência de renda para 50 mil famílias. E, emprestamos, a juros zero, cerca de 50 mil dólares a micro e pequenas empresas – afirmou o governador.

Concessão dos serviços de saneamento: incremento de R$ 4 bilhões na economia

A concessão dos serviços de saneamento da Cedae também foi citada por Cláudio Castro como uma ação de sucesso. 

Tivemos um incremento de R$ 4 bilhões de dólares na nossa economia. A perspectiva é que, entre 5 a 12 anos, tenhamos a universalização da distribuição de água e da coleta de esgoto. Isso fará com o que o estado do Rio de Janeiro seja, ambientalmente falando, muito melhor do que fora – lembrou Castro.

A tecnologia, fundamental em tempos de pandemia e que ajudou a aproximar o mundo em períodos de distanciamento social, também foi citada pelo governador. O Governo do Estado está desenvolvendo um projeto de transformação digital de alguns serviços públicos.

O Governo do Rio é, hoje, muito mais digital do que era anteriormente. As smart cities têm esse papel fundamental neste processo e não há condições de se ter uma cidade inteligente se não houver ambientes totalmente digitalizados. Estamos desenvolvendo isso na educação, na saúde, na cobrança de impostos e na forma como cidadão acessa o serviço público – citou o governador.

Antes do evento, Cláudio Castro também se reuniu com o governador do Estado de Iucatã, Mauricio Vila Dosal.

O congresso

Promovido pela instituição Fira Barcelona, uma das organizadoras de feiras mais importantes da Europa, em parceria com a ONU Habitat, o Smart City Expo Latam Congress aborda, neste ano, os desafios tecnológicos e as oportunidades de inovação nas cidades latino-americanas após a pandemia. 

A Prefeitura do Rio foi reconhecida com o Prêmio Latam Smart City Awards 2021 como as três melhores cidades latino-americanas a desenvolver projetos na categoria Transformação Digital e Reconstrução Econômica.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui