Cláudio Castro faz parceria com empresas italianas para Smart Cities

Soluções tecnológicas de ponta para infraestruturas de transporte, conectividade e iluminação são alguns dos projetos previstos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Governador Cláudio Castro com a vice-ministra da Economia e Finanças da Itália, Laura Castelli Reunião com a vice-ministra da Economia e Finanças da Itália, Laura Castelli, para anúncio da parceria entre TIM, Leonardo e Enel com o Governo do Estado para Smart Cities.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta quinta-feira (11/11), um acordo de entendimento com as empresas Enel X, Leonardo e TIM para o desenvolvimento do conceito de Cidades Inteligentes e o planejamento de estudos sobre o tema. A parceria com as companhias italianas foi anunciada durante reunião do governador Cláudio Castro com a vice-ministra da Economia e Finanças da Itália, Laura Castelli, em Roma.

Soluções tecnológicas de ponta para infraestruturas de transporte, conectividade e iluminação e modelos de eficiência energética são alguns dos projetos que serão oferecidos pelas empresas. Entre as possíveis aplicações desenvolvidas no estado estão a medição do clima e nível de poluição, os sistemas de recarga pública para veículos elétricos e uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização.

Sistemas de energia e inteligência artificial vão proporcionar mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos e às indústrias fluminenses. Essa parceria recoloca o Estado do Rio de Janeiro em um cenário de desenvolvimento e credibilidade internacional – ressaltou o governador.

O projeto vai identificar cidades nas quais o desenvolvimento de projetos pode ser aplicado com a intenção de transformá-las em ‘laboratórios vivos’ para as aplicações tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável. O município de Itaperuna foi escolhido para ser um dos que servirão como referência.

Advertisement

Acredito que o projeto Cidades Inteligentes ajude a consolidar políticas públicas do Estado do Rio de Janeiro e aproxime ainda mais a Itália do Brasil – afirmou a vice-ministra da Economia e Finanças da Itália, acionista das três empresas. 

Visita à Telespazio al Fucino

Hoje, o governador também visitou a sede da empresa Leonardo e as instalações do Centro Aeroespacial Fucino da Telespazio, vinculada à companhia italiana. Na ocasião, foi anunciada a inauguração da pedra fundamental do maior teleporto satélite 5G da América Latina, na cidade de Maricá, este mês. A previsão é que a obra seja inaugurada em março de 2022 e que o teleporto entre em operação em junho de 2022.

Os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, e do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, também participaram da visita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cláudio Castro faz parceria com empresas italianas para Smart Cities
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui