Claudio Castro, Marcelo Freixo e Crivella empatados tecnicamente para 2022

Pesquisa Ipec não traz Garotinho, mas coloca Crivella na disputa; o bispo ficaria na frente ao lado de Castro e empatado tecnicamente com Freixo, para governador do Rio 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A pesquisa do Ipec que coloca André Ceciliano (PT) à frente de Romário (PL) na corrida pelo senador do Rio de Janeiro em 2022 traz um outro cenário curioso: coloca o nome do ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) entre os candidatos a governador, apesar de isso não ter sido ventilado. E mais curioso ainda, o que confunde toda a trama eleitoral: no tal levantamento, o bispo da Igreja Universal fica empatado tecnicamente com Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB)!

Neste cenário, Crivella e Castro têm 16%, enquanto Freixo amargaria um terceiro lugar, com 15%. No 2º pelotão aparecem Rodrigo Neves (PDT) – 6%; os nanicos Cyro Garcia (PSTU) – 5% e Eduardo Serra (PCB) – 3%; seguidos por Felipe Santa Cruz (PSD) – 2%, candidato do Prefeito Paes; e por fim Paulo Ganime (Novo), 1%. Brancos e nulos totalizaram 25%, e 12% não souberam ou não responderam. Sempre é bom ressaltar que os pesquisados normalmente confundem alguns nomes de candidatos: o nanico Cyro Garcia acaba sendo confundido com Ciro Gomes e Eduardo Serra com José Serra.

A pesquisa que – inexplicavelmente – não traz o nome do pré-candidato Anthony Garotinho (União Brasil) testou um outro cenário possível, que mostra que mesmo sem a entrada de Crivella não há uma grande mudança nas intenções de votos: Castro – 18%; Freixo – 17%; Neves – 8%; Serra – 6%; Cyro – 5%; Santa Cruz – 2%; Ganime – 1%. Brancos e nulos somaram 30%, enquanto 13% não souberam ou não responderam. Sem um cenário com Garotinho é difícil estudar todas as hipóteses. Especialistas crêem que o ex-governador, se candidatar—se, deve ter de 15 a 18% dos votos.

Quando é rejeição o atual governador aparece bastante bem na fita, são 17%, no cenário em que Crivella vence com 42%, seguido por 27% que não votariam no socialista Freixo de jeito nenhum. Cyro Garcia tem 17%, seguido por Eduardo Serra (15%), Neves (13%), Santa Cruz (12%) e Ganime (10%). Crivella não surpreende ao ser o ‘rei da rejeição’.

Advertisement

Presidente

Para presidente da República, a pesquisa revela que Lula (PT) continuaria liderando no estado, com 46% dos votos, contra 31% de Jair Bolsonaro (PL), nem um cenário que leva em conta vários outros candidatos. Nesta simulação, Ciro Gomes (PDT) aparece com 4% e João Dória (PSDB), que anunciou que sairá da disputa, com apenas 2%. André Janones (Avante), Felipe D`Ávila (Novo) e Simone Tebet (MDB) aparecem com 1% cada. Os demais – Luciano Bivar (UB), Leonardo Péricles (UP) e Paulo Marçal (Pros) – não pontuaram.

A pesquisa feita pelo Ipec (formado por antigos membros do Ibope) foi realizada entre os dias 19 e 22 de maio, com 1.008 entrevistados, em todo o estado do Rio de Janeiro, a pedido da Rio Indústria. A margem de erro é de três pontos percentuais. Está registrada no TSE sob o número RJ-06388/2022.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Claudio Castro, Marcelo Freixo e Crivella empatados tecnicamente para 2022
Advertisement

14 COMENTÁRIOS

  1. Sempre que estiver pensando em acreditar em pesquisas eleitorais, lembre-se da última eleição para governador do RJ, onde Witzel nunca aparecera com mais de 10% de intenção de voto, mas acabou abocanhando mais de 40%, quase vencendo no primeiro turno. São pesquisas com desenhos amostrais errados, sem aleatoriedade, voltadas unicamente a influenciar a população conforme conveniência. Penso, inclusive, que deveriam ser proibidas, afinal, até onde sei, o voto é secreto.

  2. Freixo é a única esperança pro Rio mudar, depois de desastres de Cabral, Pezão e Witzel, fora a bizarrice do Crivella, que aqui foi requentado não sei nem por qual motivo.
    A tentativa desse jornal de desqualificar, nem tão sutilmente assim, o nome de Freixo é outra questão bizarra, mas todo jornalista responde a algum interesse, se não for particular, é corporativo do veículo onde trabalha e seus patrocinadores, então não é exatamente uma surpresa, mas que parece má fé, parece . . .

  3. Minha Nossa!!!!!! Como sempre digo, o eleitor brasileiro tem que ser alvo de estudos sérios, pois sofre de masoquismo em último grau, sentindo um prazer incomensurável em ser enganado a vida inteira pelos mesmos políticos…Olha que pelo menos 2 deles praticamente destruiram o município e outro o estado e estão aí de volta pedindo voto…vai entender a cabeça doente desses eleitores…deviam ser proibidos até de sair de casa no dia das eleições para não eleger essas tralhas novamente.

  4. Ou seja, como Crivella não vai disputar para governador até por conta da alta rejeição, Castro já tem no mínimo 16% garantidos no nulos e indecisos.

  5. Pesquisa toda bizarra. Pior do que o Crivella lá em cima é um professor da UFRJ do partido comunista e totalmente desconhecido do eleitorado fluminense com 3% de votos( que equivaleria mais de 400 mil votos). Nem o Freixo teve tanto disso de votos na última eleição.
    Eu ia até perguntar se fizeram esta pesquisa dentro de algum DCE da vida, o problema que o Crivella não teria isso tanto de votos.

      • Tá de sacanagem com esse argumento pitoresco, né? Cyro Garcia disputa eleições desde mil novecentos e lá vai fumaça no RJ. È figura mais que carimbada. Só falta dizer que confundiram o do partido comunista com o José Serra…..kkkkkkk

        A pessoa entrevistada tem que tá com muito crack na cabeça para pensar em Ciro Gomes e José Serra para uma eleição local no RJ.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui