Na última quinta-feira, (03/11), Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro participou da cerimônia de abertura da 34ª Feira Internacional de Turismo de Gramado, a Festuris. A Secretaria de Estado de Turismo vai apresentar os atrativos turísticos fluminenses, em estande próprio de 66m², em uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina, que foi aberta na quinta-feira, (03/11), e vai até domingo, (06/11), na cidade da Serra Gaúcha.
A expectativa é que o evento receba 12 mil visitantes.
Cláudio Castro foi acompanhado do prefeito de Miguel Pereira, André Português. A cidade do Centro-Sul Fluminense inaugurou, em outubro, o Parque Terra dos Dinos, o maior espaço do gênero do mundo, que tem 40 modelos de bichos pré-históricos. O ponto turístico deve atrair um milhão de turistas por ano. A Rua Coberta de Miguel Pereira, inspirada na de mesmo nome de Gramado, formará um complexo turístico, cultural e gastronômico na cidade.
Cláudio Castro afirma que o Rio de Janeiro está de portas abertas e preparado para receber os turistas de todo o país.
“Recuperamos uma agenda forte de eventos neste ano com a volta da Stock Car, o Rio Open de tênis e a Copa Davis, por exemplo, além do Rock in Rio e da Rio Innovation Week no próximo ano. Os índices de segurança são os mais baixos das últimas três décadas, o que comprova que o Rio de Janeiro vive um novo momento de paz e desenvolvimento”, declarou o governador.
Na ocasião, estarão presentes representantes de turismo dos municípios de Niterói, Angra dos Reis, Petrópolis, Campos dos Goytacazes, Miguel Pereira, Itatiaia, Vassouras, Teresópolis, Maricá e membros do Convention & Visitors Bureau do Rio de Janeiro e de Armação dos Búzios.
O secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, acredita que a Festuris fortalece a promoção de ações direcionadas a nichos específicos.
“A Setur-RJ tem promovido várias ações para projetar o estado nos mercados nacional e internacional e a Festuris é muito importante nesse processo de divulgação. Os objetivos tem sido alcançados: ficamos em 1º lugar na procura por destinos, segundo a ABAV; em termos de segmentação, realizamos e incentivamos iniciativas para o segmento LGBT+, com eventos e qualificação de agentes de viagens para o atendimento a esse público; e no mercado de casamentos, que, em abril deste ano, teve Petrópolis classificada como Capital Estadual do Casamento”, destacou Sávio Neves.
A Festuris terá 24 mil m² de área construída, mais de 2,5 marcas em exposição e 40 destinos internacionais. A meta de venda ultrapassou em 15% os números de 2019, a projeção de volume de negócios é de R$ 360 milhões e a projeção de impacto econômico para 2022 é de R$ 25 milhões.