Cláudio Castro participa de início de operação da Águas do Rio

Concessionária atenderá 27 municípios. Evento marcou anúncio de 100 obras para os próximos 100 dias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Governador Cláudio Castro participa da solenidade de início das Operações da concessionária Águas do Rio e boas vindas a 200 profissionais, na quadra da MangueiraFoto de Rafael Campos

O governador Cláudio Castro (PL) participou, na manhã desta segunda-feira (1/11), do início das operações da Águas do Rio como concessionária dos serviços de água e esgoto no Rio de Janeiro. A empresa, que faz parte do grupo Aegea, assume a operação plena em 124 bairros da capital – nas zonas Norte, Sul e Centro – e outras 26 cidades do estado. Durante o primeiro dia de atuação, foram anunciadas 100 obras para os próximos 100 dias, beneficiando todos os municípios atendidos com melhorias nos serviços.

Queremos levar dignidade à população, estamos construindo um tempo novo. A Águas do Rio entendeu perfeitamente a intenção do projeto, entendeu a função social dela, que é olhar para as comunidades. Eu não tenho dúvida de que, ainda este ano, a nossa população começará a perceber as mudanças que essa concessão trouxe. O que importa é que essa política pública chegue a cada morador do Estado do Rio de Janeiro. Nosso papel é continuar trabalhando para que nossa população tenha uma vida melhor – disse o governador Cláudio Castro.

O governador, acompanhado do presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, deu as boas-vindas a mais de 200 moradores das comunidades da Mangueira e da Barreira do Vasco, na Zona Norte do Rio, contratados para trabalhar no programa Vem com a Gente. A ação lançada hoje vai mapear as residências e fazer contato para atualização de cadastros, inclusão na tarifa social, ampliação e manutenção de redes, entre outros serviços.

Nosso projeto tem três pilares fundamentais: a despoluição da Baía de Guanabara, prestar serviço de água e esgoto e o apoio às comunidades do Rio. Vamos levar água com qualidade e em quantidade. Queremos ultrapassar metas contratuais. Nosso foco é melhorar a qualidade de vida das pessoas – contou Bianchini.

Advertisement
51647320983 19b0999c0a o Cláudio Castro participa de início de operação da Águas do Rio
Início da operação da Águas do Rio na quadra da Mangueira Foto de Rafael Campos

As obras divulgadas nesta segunda-feira fazem parte do investimento de R$ 24,4 bilhões, ao longo de 35 anos de concessão, em ações de recuperação, ampliação das redes e contratação de profissionais. Além disso, o edital do leilão dos serviços tornou obrigatório que os vencedores façam investimentos de cerca de R$ 1,8 bilhão em comunidades e favelas nos próximos três anos.

Com o início de operação da Águas do Rio, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) segue responsável pela captação e tratamento da água da maior parte da Região Metropolitana. No interior, a Águas do Rio estará encarregada por todo o ciclo de água, passando pela captação e tratamento da água, além da coleta e tratamento do esgoto.

Com os avanços promovidos pela concessão dos serviços, o Rio de Janeiro terá dois grandes marcos no saneamento: o primeiro, em 10 anos, quando 99% da população tiver acesso à água tratada, e o segundo, em 12 anos, marcando a universalização do esgoto, com 90% dos moradores atendidos com rede de tratamento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cláudio Castro participa de início de operação da Águas do Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Começa em festa… Em pouco tempo os políticos irão criar problemas pra concessionária. O povo, ao ser cobrado na conta – reclamará… e aí os demagogos irão criar leis pra atrapalhar a marcha dos serviços. Anota aí. Deus abençoe a Águas do Rio. Ela vai precisar de ajuda sobrenatural pra vencer neste Estado do RJ.

    • Concordo com vc em tudo, e só esperarrnos as coisas acontecer de promessas são feitas a cada reforma e governo mais não muda nada . Esperar para ver acontecer.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui