Cláudio Castro, governador do RJ - Foto: Reprodução

O governador interino do RJ, Cláudio Castro, recebeu, nesta segunda-feira (04/01), a lista tríplice dos candidatos mais votados para a vaga de procurador-geral do Estado. A decisão deve sair até sexta-feira (08/01). O novo chefe do Ministério Público vai tomar posse no próximo dia 15.

Os nomes que compõem a lista tríplice são os do promotor Luciano Mattos – 546 votos; a procuradora de Justiça Leila Costa – 501 votos e o promotor Virgílio Stavridis – 427 votos.

O governador em exercício, em declaração dada no fim do ano passado, não cravou que vai escolher o primeiro colocado da lista, apoiado na legislação, que não o obriga a fazer isso. Corre a informação nos bastidores de que o governador interino vai escolher o nome Mattos para a missão.

Contudo, desde a promulgação da Constituição de 1988, essa medida já foi colocada em prática 14 vezes – apenas uma vez o terceiro colocado da lista foi escolhido para exercer a função de procurador-geral.

Cláudio Castro afirmou que irá escolher o procurador-geral que esteja mais alinhado com o governo.

Por outro lado, a Associação do Ministério Público ressaltou que, se o governador interino usar critérios técnicos na decisão, deve se decidir pelo vencedor da lista do Ministério Público.

1 COMENTÁRIO

  1. Seria interessante que a equipe do Diário do Rio procurasse e informasse na matéria a que grupos cada um dos integrantes da lista pertence, e o histórico e polêmicas de cada uma dessas turmas.
    Embora um órgão público, também ocorrem escolhas com repercussão política…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui