Cláudio Castro recebe lista tríplice para a escolha do novo procurador-geral do Estado do RJ

Próximo chefe do Ministério Público tomará posse no próximo dia 15

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cláudio Castro, governador do RJ - Foto: Reprodução

O governador interino do RJ, Cláudio Castro, recebeu, nesta segunda-feira (04/01), a lista tríplice dos candidatos mais votados para a vaga de procurador-geral do Estado. A decisão deve sair até sexta-feira (08/01). O novo chefe do Ministério Público vai tomar posse no próximo dia 15.

Os nomes que compõem a lista tríplice são os do promotor Luciano Mattos – 546 votos; a procuradora de Justiça Leila Costa – 501 votos e o promotor Virgílio Stavridis – 427 votos.

O governador em exercício, em declaração dada no fim do ano passado, não cravou que vai escolher o primeiro colocado da lista, apoiado na legislação, que não o obriga a fazer isso. Corre a informação nos bastidores de que o governador interino vai escolher o nome Mattos para a missão.

Contudo, desde a promulgação da Constituição de 1988, essa medida já foi colocada em prática 14 vezes – apenas uma vez o terceiro colocado da lista foi escolhido para exercer a função de procurador-geral.

Advertisement

Cláudio Castro afirmou que irá escolher o procurador-geral que esteja mais alinhado com o governo.

Por outro lado, a Associação do Ministério Público ressaltou que, se o governador interino usar critérios técnicos na decisão, deve se decidir pelo vencedor da lista do Ministério Público.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cláudio Castro recebe lista tríplice para a escolha do novo procurador-geral do Estado do RJ
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Seria interessante que a equipe do Diário do Rio procurasse e informasse na matéria a que grupos cada um dos integrantes da lista pertence, e o histórico e polêmicas de cada uma dessas turmas.
    Embora um órgão público, também ocorrem escolhas com repercussão política…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui