Nesta segunda-feira (04/05), o jornal RJ2, da TV Globo, fez uma denúncia contra o governador Cláudio Castro (PL). Segundo a reportagem, Castro tem usado o helicóptero oficial do Governo do Rio para ir a eventos particulares.
Entre os casos mostrados, está a festa do ex-secretário e atual deputado estadual Rodrigo Bacellar, que o governador não foi, pois, enquanto estava a caminho, a aeronave atingiu um pássaro e o piloto precisou fazer um pouso de emergência.
Ainda segundo o RJ2, no mês passado, o governador já tinha usado a aeronave para ir ao aniversário do presidente da Assembleia Legislativa do RJ, André Ceciliano (PT). Em fotos divulgadas em redes sociais, o governador aparece em primeiro plano, com a aeronave ao fundo.
Porém, segundo uma regra do próprio governo, o uso do helicóptero oficial é exclusivo para trabalho. Ou, como é previsto em decreto, para “o desempenho de atividades próprias dos serviços públicos”. O texto prevê que os deslocamentos só podem ser realizados em missões oficiais. E, se há qualquer motivo de segurança, é necessária recomendação da Subsecretaria Militar da Casa Civil. Diz ainda que em caso de desobediência ao decreto, uma sindicância deve ser aberta.
O Governo do RJ informou que o uso do helicóptero segue as recomendações e protocolos de segurança dos chefes de estado. E os deslocamentos são determinados pelo Gabinete de Segurança Institucional.