O governador Cláudio Castro, candidato à reeleição ao Governo do Estado, visitou, nesta quinta-feira (18/08), uma base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Inaugurada em julho, a unidade, que funciona dentro da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro, já realizou 149 atendimentos e é uma das 16 criadas pela gestão de Cláudio Castro. Até o fim do ano, serão inauguradas outras 24 bases. Na ocasião, Castro também vistoriou as obras da UPA.
- A nossa gestão vem investindo muito em saúde, que segue como uma prioridade do meu governo, seja reequipando, reformando ou construindo novas unidades. Uma das ações mais importantes que estamos fazendo é descentralizar serviços, como o do Samu, que precisa chegar o mais rápido possível para atender a população durante emergências. Ao todo, o Rio de Janeiro tem 44 bases do Samu em todo o estado, e o serviço realizou mais de 310 mil atendimentos – explicou o governador.
Motolâncias
A gestão de Cláudio Castro inaugurou, no ano passado, o projeto Motolâncias, que oferece um atendimento rápido, antes da chegada da ambulância, diminuindo o tempo de resposta do socorro. Já foram feitos mais de 13,9 mil atendimentos. Os profissionais das motolâncias também atuam como batedores, abrindo caminho para as ambulâncias.
- “Nosso objetivo é que a gente possa diminuir para, no máximo, 20 minutos o tempo de chegada em qualquer lugar”, completou o governador.