O governador Cláudio Castro esteve na manhã desta segunda-feira (24/01) no Jacarezinho, que recebe as primeiras obras do programa Cidade Integrada. Castro chegou às 7h e tomou café da manhã em uma padaria da comunidade.
Hoje, foram iniciadas as obras de macrodrenagem no Jacarezinho, que inclui canalização do Rio Salgado, limpeza do Rio Jacaré e urbanização do entorno. A revitalização da Escola Luiz Carlos da Vila e do Centro de Referência de Juventude também já começou.
De acordo com o cronograma pré-definido, serão realizadas no local, entre outras coisas, obras de saneamento, como a extensão da rede que visa sanar os problemas de abastecimento de água; intervenções de canalização do Rio Salgado e de limpeza do Rio Jacaré, além da urbanização nos arredores; e implantação do asfalto, iluminação e ciclovias.
”É uma obra muito maior do que infraestrutura. As pessoas não podem abrir a janela, que entram vetores de doenças”, explicou o governador Cláudio Castro (PL), presente no Jacarezinho no início da manhã. Ainda segundo Cele, as obras são necessárias também para que, num futuro próximo, seja construído um boulevard na comunidade.
O Cidade Integrada foi anunciado pelo Poder Executivo do RJ como uma espécie de ”retomada de território” em favelas hoje dominadas pelo tráfico e pela milícia. O investimento previsto é de R$ 500 milhões. Além do Jacarezinho, a outra comunidade escolhida para receber o programa inicialmente é a Muzema, na Zona Oeste.