“Clima Extremo”: mostra na PGE-RJ reflete sobre impactos ambientais através da arte

O Centro Cultural da PGE-RJ inaugura a exposição "Clima Extremo" em 19 de março, reunindo obras de Ana Calzavara, Jaider Esbell, Jeane Terra, Thiago Rocha Pitta e Vivian Caccuri para discutir os impactos da crise climática global.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) inaugura no dia 19 de março a exposição “Clima Extremo”, que reúne obras de Ana Calzavara, Jaider Esbell, Jeane Terra, Thiago Rocha Pitta e Vivian Caccuri. Com curadoria de Cecília Fortes, a mostra explora os desafios provocados pela crise climática e convida o público a refletir sobre a degradação ambiental e suas consequências.

A exposição permanecerá aberta à visitação de 20 de março a 26 de julho de 2025, de terça a sábado, das 10h às 18h, no Centro Cultural PGE-RJ, localizado no antigo Convento do Carmo, na Praça XV, Centro do Rio.

Reflexão sobre o impacto ambiental

A mostra propõe um olhar crítico sobre os impactos da exploração predatória dos recursos naturais, abordando temas como secas históricas, queimadas, enchentes e desastres ambientais. A curadora destaca a urgência do debate, especialmente com o Rio de Janeiro tendo sediado, em 2024, a cúpula do G20, onde a crise ecológica foi um dos principais temas discutidos.

“Diante de tantos eventos extremos, cada vez mais presentes, faz-se necessário e urgente o debate sobre as consequências da exploração predatória dos recursos naturais pelo ser humano e a busca por novas formas de nos relacionarmos com a natureza”, afirma Cecília Fortes.

Com a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, marcada para 2025 no Pará, a exposição surge como um espaço oportuno para ampliar a discussão sobre a crise ambiental.

Obras em destaque

Entre os trabalhos expostos, estão pinturas da série “Algum Lugar, Lugar Algum”, de Ana Calzavara, que retratam a devastação causada pelo rompimento da barragem de Brumadinho (2019). A mostra também traz obras de Jaider Esbell, da série “A Guerra dos Kanaimés”, apresentadas na 34ª Bienal de São Paulo (2020).

A artista Jeane Terra apresenta trabalhos inspirados no distrito de Atafona, no Norte Fluminense, onde o avanço do mar tem engolido casas e ruas ao longo das últimas décadas. Já os afrescos da série “O Pesadelo da Terra”, de Thiago Rocha Pitta, abordam questões como degelo, desertificação e deslizamentos, evidenciando as consequências da ação humana sobre o planeta.

Com um viés histórico, Vivian Caccuri apresenta a série “Mosquito Revenge III”, onde mosquitos aparecem como personagens centrais, simbolizando a relação entre doenças tropicais e o impacto da colonização. O trabalho é fruto de sua pesquisa sobre registros médicos do século XVIII e o papel da natureza tropical diante das transformações impostas pelo homem.

Serviço

Exposição: “Clima Extremo”
Curadoria: Cecília Fortes
Visitação: 20 de março a 26 de julho de 2025
Horário: Terça a sábado, das 10h às 18h (exceto feriados)
Local: Centro Cultural PGE-RJ (Antigo Convento do Carmo)
Endereço: Rua Primeiro de Março, S/Nº, Praça XV, Centro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp "Clima Extremo": mostra na PGE-RJ reflete sobre impactos ambientais através da arte
lapa dos mercadores 2024 "Clima Extremo": mostra na PGE-RJ reflete sobre impactos ambientais através da arte

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui